plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Corda do Círio chega nesta quinta (20) em Belém

Faltando menos de um mês para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os preparativos para a festa e eventos paralelos já estão mais intensos. Um dos grandes símbolos da festividade nazarena chega hoje a Belém. Com 800 metros de comprimento e 50 milímetros d

Faltando menos de um mês para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os preparativos para a festa e eventos paralelos já estão mais intensos. Um dos grandes símbolos da festividade nazarena chega hoje a Belém.

Com 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro, a corda que será usada na Trasladação e na romaria do Círio de Nazaré foi produzida em sisal, em Santa Catarina, pela empresa Itacorda, custeada por um doador, e transportada sob responsabilidade da empresa Expresso Vida Transporte, que também doa o serviço.

A corda, que faz parte da procissão desde 1885, será dividida em dois pedaços de 400 metros, um para cada romaria. Já nesta sexta-feira (21), será realizada a vistoria no Parque de Nazaré pelo Corpo de Bombeiros do Pará. Assim como acontece todos os anos, o Centro de Atividades Técnicas da Corporação (CAT) fará a vistoria nos brinquedos que compõem o Ita Center Park, localizado ao lado da Basílica de Nazaré. A vistoria é fundamental para certificar se todos os brinquedos estão aptos para operar com segurança, considerando a grande procura de brincantes pelo parque no período da quadra nazarena.

Durante a vistoria são verificados itens de segurança como, por exemplo, o sistema elétrico, as instalações dos brinquedos, sinalização obrigatória, presença de extintores de incêndio e o sistema de aterramento. A abertura do arraial de Nazaré normalmente acontece na semana que antecede o Círio.


(Foto: Ney Marcondes/Arquivo)

GUARDA

Finalizando a semana, os preparativos seguem com atividades voltadas para a Guarda de Nazaré. No próximo dia 22 o grupo irá realizar a tradicional campanha de doação de sangue em prol da Fundação Hemopa, em Belém.

Os integrantes e seus familiares são convidados a doar sangue e abastecer o estoque do hemocentro. O gesto dos guardas já se repete há 4 anos. A ação faz parte do calendário da Guarda de Nazaré e ocorre duas vezes por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. O período de doação começará às 14h e se estenderá até às 17h, na sede do Hemopa, no bairro de Batista Campos.

Já no domingo (23), os guardas realizam o treinamento para o grupo da retaguarda da berlinda, que terá a missão de proteger o carro que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Trasladação e Círio. O treinamento é importante para os membros que vão estar na estação que ficará com o maior número de guardas nas romarias.

HISTÓRIA

O uso da corda no Círio começou por causa de uma enchente da Baía do Guajará que alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda.

Exposição de fotos retrata a fé com foco nas mãos

Mãos de Fé é o título da exposição fotográfica aberta no último dia 15 e que vai até 31 de outubro, em Belém, com imagens produzidas pelo médico e fotógrafo Marcelo Brito, retratando o Círio de Nazaré. A mostra tem 33 fotografias com foco nas mãos dos devotos, que expressam a fé e emoção do Círio. A beleza dos detalhes foi captada em preto e branco pelo médico ortopedista, especialista em coluna.

“Para nós, o Círio sempre teve um significado além das palavras. A família passou adiante uma religiosidade fervorosa e um gosto por observar e participar de um fenômeno cultural magnífico com olhos de quem observa, prestando atenção na beleza de cada detalhe e cuidando para que aquele momento não se vá da memória”, avalia.

A relação entre fotografia e o Círio se intensificou quando o médico publicou em suas redes sociais uma foto autoral da Basílica de Nazaré durante a queima de fogos no encerramento da festividade. A fotografia recebeu muitos elogios e curtidas, e chamou a atenção de integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré, que pediram a ele permissão para usar a imagem.

A exposição pode ser vista no Shopping Bosque Grão Pará. As obras estarão disponíveis para venda e a maior parte da arrecadação será doada para as creches Sorena, Casulo e Cantinho São Rafael, que atendem crianças carentes.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias