plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Penúltima romaria do Círio será realizada neste domingo

A penúltima das 12 romarias oficiais do Círio 2017 será realizada amanhã. Assim como a Romaria da Juventude, a Procissão da Festa, uma das mais antigas romarias oficiais da quadra nazarena, sai a cada ano de uma comunidade diferente da Paróquia de Nazaré.

A penúltima das 12 romarias oficiais do Círio 2017 será realizada amanhã. Assim como a Romaria da Juventude, a Procissão da Festa, uma das mais antigas romarias oficiais da quadra nazarena, sai a cada ano de uma comunidade diferente da Paróquia de Nazaré. Este ano, a comunidade escolhida foi Sagrada Família. O início está previsto para as 8h, após a missa presidida por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém.

A caminhada de cerca de 1,6 km começa na rua Domingos Marreiros e segue pelas ruas 14 de Março, Antônio Barreto, Generalíssimo Deodoro e Nazaré até a Praça Santuário.

Ainda neste domingo, às 18h, será realizada a missa de encerramento do Círio 2017. A celebração será presidida por Dom Bernardo Johannes, bispo de Óbidos, na Basílica Santuário de Nazaré. Após a missa, a programação seguirá na Concha Acústica com a apresentação do musical do Canto das Irias, da Comunidade Católica Shalom.

Este ano, o público apreciará um encerramento cheio de novidades. Será apresentado o Círio de Luz, um espetáculo de vídeo mapping com projeção audiovisual na fachada da Basílica. A projeção usa tecnologia 3D e é composta por ilustrações que narram a história do Círio, acompanhadas de uma trilha sonora original. Serão reproduzidos personagens, lugares, símbolos e fatos históricos, a partir de um profundo trabalho de pesquisa sobre a festa nazarena, criação e animação de imagens. Nesse momento, será anunciado ao público o tema do Círio 2018. O fim da apresentação será integrado à tradicional queima de fogos. O espetáculo de encerramento durará 15 minutos, com início previsto às 21h30.

Recírio: fiéis se despedem na segunda

A próxima segunda-feira (23) será marcada pelo adeus ao Círio de 2017. A movimentação de despedida da festividade nazarena deve começar desde cedo, quando milhares de pessoas devem lotar a Basílica Santuário de Nazaré para acompanhar a emocionante cerimônia de retorno da chamada Imagem Original ao Glória, marcada para as 5h30. Em seguida, por volta das 6h, na Praça Santuário, Dom Alberto Taveira Correa, arcebispo de Belém, preside a última missa da quinzena nazarena. Às 7h, a capital paraense vive mais uma edição do Recírio, procissão que marca o encerramento do Círio de Nazaré.

O menor percurso das 12 procissões oficiais é também um dos mais emocionantes, marcado pelo uso de lenços brancos de pessoas que acenam como forma de despedida a Nossa Senhora. São percorridos aproximadamente 650 metros, nesta romaria que contorna a Praça Santuário até o Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Magalhães Barata.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias