plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Quadra nazarena chega à reta final com três procissões

As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, dentro da programação do Círio 2017, se encaminham para a reta final com as três últimas procissões das 12 que fazem parte dos 15 dias de festa - Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e o Recírio. A primeira,

As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, dentro da programação do Círio 2017, se encaminham para a reta final com as três últimas procissões das 12 que fazem parte dos 15 dias de festa - Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e o Recírio.

A primeira, a Romaria dos Corredores, está marcada para as 5h30 deste sábado (21). Caçula das 12 procissões, a homenagem dos corredores começou em 2014, por sugestão de um grupo de atletas de rua, e foi aprovada pela Diretoria da Festa e por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém. No calendário das romarias nazarenas, é o 10º evento.

Segundo o Dieese/PA e Diretoria da Festa, o tempo estimado de duração da homenagem é de 1 hora e 30 minutos, com saída da Praça Santuário e término no mesmo local, às 7h. O percurso será de cerca de 7 km. A estimativa é de aproximadamente 5 mil participantes.

PROCISSÃO DA FESTA

A Procissão da Festa é o penúltimo evento e a 11ª romaria do calendário do Círio 2017. Sua origem remonta ao ano de 1881, sendo uma das mais antigas procissões. Este ano, deve percorrer 1,4 km em cerca de 1 hora e 30 minutos. A saída está prevista para as 8h de domingo (22), da Comunidade Sagrada Família, na rua Domingos Marreiros, chegando à Praça Santuário às 9h30. A estimativa de participação é de cerca de 10 mil fiéis.

RECÍRIO

O Recírio é o último evento do calendário do Círio de Nazaré 2017. Segundo a Diretoria da Festa e o Dieese/PA, o andor com a imagem da Virgem de Nazaré deverá percorrer os 700 metros de procissão em aproximadamente 1h na manhã de segunda-feira (23). O início da romaria, com a saída da Praça Santuário, está previsto para às 7h, após a missa marcada para 6h, com chegada ao Colégio Gentil Bittencourt às 8h. A estimativa de participação é de 50 mil pessoas.

A primeira procissão do Recírio remonta à metade do Século 19, mais precisamente ao ano de 1859. Portanto, está completando 158 anos de existência.

FOGOS E TECNOLOGIA

No domingo (22), também será realizado o espetáculo de encerramento do Círio 225, na Praça Santuário, às 22h, com queima de fogos e projeções audiovisuais na Basílica Santuário.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias