plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Três procissões movimentam o fim de semana dos católicos

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá mais 20 km em procissões programadas para este fim de semana. Dentro do calendário oficial do Círio 2017, os devotos terão mais três romarias para homenagear a padroeira dos paraenses no sábado e no

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá mais 20 km em procissões programadas para este fim de semana. Dentro do calendário oficial do Círio 2017, os devotos terão mais três romarias para homenagear a padroeira dos paraenses no sábado e no domingo: a Ciclo Romaria, a Romaria da Juventude e a Romaria das Crianças.

Mais longa das procissões deste fim de semana, a Ciclo Romaria percorrerá 13,8 km, a partir das 8h de hoje. Após a realização de uma bênção especial, a saída ocorre da Praça Santuário, onde milhares de ciclistas aguardam com bicicletas enfeitadas. A romaria foi criada já há 13 anos e leva os romeiros a pedalarem por 18 ruas de Belém, entre avenidas, ruas e travessas.

Já na tarde de sábado será a vez dos jovens homenagearem a Virgem de Nazaré durante a Romaria da Juventude. A missa que dá início à programação, prevista para as 14h, será presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Já a saída da procissão deve ocorrer por volta das 16h, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na rua Antônio Barreto. Todos os anos, o percurso da romaria é alterado para que possa contemplar diferentes paróquias de Belém e, hoje, percorrerá as ruas do bairro de Fátima até a Basílica Santuário de Nazaré – a missa de encerramento está prevista para as 19h. A procissão já é realizada desde 2001 e é caracterizada pela animação dos jovens, que são acompanhados por um trio elétrico. Já o marco da Romaria das Crianças é a grande participação do público, que faz a procissão ser considerada a quarta maior em número de romeiros. A romaria é a única oficial deste domingo e a previsão é de que a saída, da Praça Santuário, seja às 8h – após celebração de missa (que inicia às 7h) pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Além de romeiros, as crianças também fazem parte do próprio andamento da procissão: a imagem peregrina é conduzida por integrantes da Guarda-Mirim e as bandas musicais que animam a caminhada também são compostas por crianças e jovens. A romaria é realizada desde 1990.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias