plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Multidão visita imagens de Nossa Senhora

Ainda sob o efeito da forte emoção causada pelo Círio 2017, que tomou as ruas de Belém na manhã de domingo (8), centenas de devotos foram visitar as imagens peregrina e original de Nossa Senhora de Nazaré, que seguem próximas aos fiéis até o encerramento

Ainda sob o efeito da forte emoção causada pelo Círio 2017, que tomou as ruas de Belém na manhã de domingo (8), centenas de devotos foram visitar as imagens peregrina e original de Nossa Senhora de Nazaré, que seguem próximas aos fiéis até o encerramento da festividade nazarena. Na Praça Santuário e na Basílica de Nazaré, a visitação continuou na manhã de ontem.

O aposentado Carlos Pereira, 75 anos, não conseguiu chegar a tempo para acompanhar o Círio. Vindo do município de Santarém, ele chegou a Belém apenas às 13h de domingo, quando a procissão já havia encerrado.

Com uma promessa a pagar, porém, o devoto não se deu por vencido e foi até a Praça Santuário de Nazaré agradecer pela graça alcançada. Desde o encerramento da procissão de domingo, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré se encontra no local para visitação. “A casinha veio comigo no barco. Então, a minha filha não pôde levar pro Círio”, contou, emocionado. “Mas viemos agora trazer a oferta para ela”.

Desde as primeiras horas do dia, a fila de fiéis que aguardavam para estar mais perto da imagem peregrina era grande. No momento em que se viam diante da redoma de vidro que a protege, fotos, orações e agradecimentos eram realizados. Filha de Carlos Pereira, a dona de casa Alessandra Pereira, 41 anos, teve a oportunidade de acompanhar o Círio, mas não deixou de ir até a praça para ver a imagem de perto. “Eu caminhei com ela ontem (domingo), mas aqui é diferente. Para mim, a caminhada rumo a ela ainda não acabou.”

Mais do que pedir, a servidora pública Ana Clara Souza, 45 anos, foi até a imagem peregrina para agradecer. “É um momento de energia e reconhecimento das graças alcançadas”, diz. “Poder ficar mais próxima e ver de perto o seu manto é emocionante.”

ORIGINAL

Se a movimentação era intensa na Praça Santuário, uma multidão também ocupava o interior da Basílica Santuário de Nazaré para ver a imagem original, encontrada em 1700. A imagem desceu do Glória no último sábado para ficar mais próxima dos fiéis – em um nicho no presbitério – até o encerramento da quadra nazarena.

Após acompanhar a missa, a assistente administrativo Maria Leonardo, 62, fez questão de registrar em imagens o momento vivenciado. Com as energias já renovadas após a passagem do Círio, ela fez questão de ir ver a imagem original de perto. “É um momento mágico porque Nossa Senhora é a mãe de todos nós.”

Vinda do Estado do Amapá para acompanhar o Círio e agradecer pelo sucesso da cirurgia enfrentada pela primeira neta, de apenas 9 meses, a professora Maria do Socorro Favacho, 54 anos, fez questão de agradecer à padroeira dos paraenses na Basílica. “Não poderíamos voltar sem antes vir agradecer a ela que está, nesses dias,tão perto da gente.”

VISITAÇÃO

As imagens de Nossa Senhora de Nazaré podem ser visitadas até o dia23 deste mês.

A imagem peregrina, que é acompanhada pelos romeiros nas procissões, pode ser visitada na Praça Santuário de Nazaré. Ela só sairá de lá no Recírio, quando retorna para o Colégio Gentil em procissão, com saída marcada para as 7h.

Já a imagem original,encontrada em 1700, pode ser vista de perto na Basílica Santuário de Nazaré. A cerimônia de retorno ao Glória – ponto mais alto do altar-mor da igreja – será celebrada por Dom Alberto Taveira às 5h30.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias