plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Previsão do tempo é de calor intenso durante as romarias do fim de semana

Os romeiros que se preparam para acompanhar as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré devem atentar para alguns cuidados que podem ajudar a evitar problemas de saúde causados principalmente pelas altas temperaturas, que são comuns nesse período do ano. De a

Os romeiros que se preparam para acompanhar as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré devem atentar para alguns cuidados que podem ajudar a evitar problemas de saúde causados principalmente pelas altas temperaturas, que são comuns nesse período do ano.

De acordo com o boletim divulgado na última quarta-feira (4) pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental e pela Coordenadoria de Hidrometeorologia e Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a previsão do tempo para este fim de semana é de calor intenso na capital. O sistema de previsão e monitoramento do clima indica uma média de temperatura entre 22ºC e 35ºC no fim de semana, com tempo parcialmente nublado e pancadas leves de chuva apenas no final da tarde ou o início da noite.

PROTETOR E ÁGUA

“Os romeiros não devem dispensar de maneira alguma o uso de protetor solar e a ingestão de água, para evitar desidratação e insolação”, explicou o coordenador de Hidrometeorologia, Saulo Carvalho. No sábado, as temperaturas devem ficar entre 22ºC e 24ºC no início da manhã, horário da missa que antecede a Romaria Fluvial, em Icoaraci.

A partir das 9h, o calor sobe consideravelmente, oscilando entre 30ºC e 32ºC, e por volta das 12h, quando acontece a Moto Romaria, poderá atingir os 35ºC. “A diferença fica por conta da sensação térmica. Durante o Círio Fluvial, pelo fato da procissão acontecer em meio à Baía do Guajará, os ventos ajudam a amenizar o calor, mesmo com o sol forte e intenso da manhã. Ainda assim, isso não exclui a necessidade do uso dos bloqueadores solares e do consumo de água”, comenta o coordenador Saulo Carvalho.

Temperatura no Círio pode chegar na casa dos 39ºC

Neste domingo da grande procissão do Círio, apesar das temperaturas se manterem muito próximas às apresentadas nos dias anteriores, o calor nos corredores da romaria deverá ser mais intenso por causa de diversos fatores, entre eles a baixa circulação dos ventos, a aglomeração de pessoas, a nebulosidade e o aumento da umidade relativa do ar, que bloqueia a transpiração natural do corpo. “A sensação de desconforto térmico após às 9h aumenta bastante.

No termômetro, a temperatura deve chegar a 35ºC do meio para o fim da procissão, mas a sensação térmica pode atingir os 39ºC”, alerta o coordenador de Hidrometeorologia, Saulo Carvalho. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar problemas como desmaios, insolação e desidratação, entre outros.

Como não dá para fugir do calor e aglomeração, use roupas leves, de preferência na cor branca, não esqueça de usar bloqueador solar, boné e não esqueça de se hidratar enquanto acompanha as romarias.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias