Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Círio

Padroeira da Amazônia já está no colégio Gentil à espera da Trasladação

sábado, 07/10/2017, 07:17 - Atualizado em 07/10/2017, 16:11 - Autor:


Por volta de 11h20 desta sábado (07), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Escadinha da Estação das Docas, em Belém. Ela saiu de trapiche do Distrito de Icoaraci em romaria fluvial por volta de 9h15.


Após a chegada da Romaria Fluvial, a Motorromaria seguiu até o Colégio Gentil Bittencourt, com diversas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. A Motorromaria é a quarta procissão do Círio e surgiu em 1990, por iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo.



Enquanto isso, na Basílica Santuário de Nazaré fiéis se emocionaram com a Descida do GlóriaJá no Colégio Gentil, a Imagem Peregrina permanece até a Missa da Trasladação. Ela usava uma faixa azul, de Mérito Grão-Pará, por ser padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.




Fiéis homenageiam Nossa Senhora de Nazaré


As peregrinações começaram cedo. Às 5h10, a Virgem de Nazaré saiu da Igreja Matriz de Ananindeua para um percurso de quase quatro horas de Romaria Rodoviária até Icoaraci.




Segundo Guilherme Azevedo, coordenador da Guarda de Nazaré, a peregrinação rodoviária "superou a expectativa. O povo participou bem, em comunhão, da forma como tinha que participar. Há os empecilhos pelas obras, mas tudo ocorreu bem", destacou.


O movimento foi intenso também durante a romaria fluvial. A estimativa é que cerca de 500 embarcações tenham participado da procissão. 





A corveta "Garnier Sampaio", da Marinha do Brasil, que pertencia à Marinha Real Britânica, conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.  Antes, em Icoaraci, ocorreu a Missa da Romaria Fluvial, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Irineu Roman. 




As preparações para a Romaria Fluvial iniciaram ainda pela madrugada, quando as primeiras embarcações chegaram trazendo romeiros, muitos deles moradores de comunidades ribeirinhas.




Trânsito terá mudanças para o Círio de Nazaré; veja quais ruas serão bloqueadas:


A partir da manhã deste sábado (7), ruas por onde passam as romarias do Círio de Nazaré e adjacências foram fechadas. O trecho entre a avenida Presidente Vargas e o colégio Gentil Bittencourt, na avenida Governador Magalhães Barata, está interditado desde as primeiras horas do sábado. Todas as transversais deste trajeto também foram interditadas.


A partir do meio dia do sábado, toda a área do Complexo do Ver-o-Peso, que inclui avenidas como Boulevard Castilhos França e Portugal, também estará com acesso bloqueado. O bloqueio do trecho da Presidente Vargas até o colégio Gentil Bittencourt, assim como da área do Ver-o-Peso até à Igreja da Sé, prossegue até o final da procissão do domingo do Círio de Nazaré, no domingo (08).


Veja o infográfico (clique para ampliar a imagem):



(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS