plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Cruz Vermelha treina voluntários

Tomar a decisão correta no momento em que se depara com alguém que necessite de primeiros socorros pode garantir que a vítima não venha a ter graves sequelas no futuro. Para preparar os voluntários que vão atuar no Círio de Nazaré, a Cruz Vermelha realizo

Tomar a decisão correta no momento em que se depara com alguém que necessite de primeiros socorros pode garantir que a vítima não venha a ter graves sequelas no futuro. Para preparar os voluntários que vão atuar no Círio de Nazaré, a Cruz Vermelha realizou, na manhã de ontem, uma simulação de ocorrências mais comuns durante as romarias.

Assessor de comunicação da Cruz Vermelha, Carlos Moraes explica que a simulação foi pensada como uma forma de avaliar a atuação prática dos voluntários que estão recebendo treinamento desde o dia 1º de agosto. A maioria dos iniciantes está se preparando para atuar especificamente no Círio. Mas há também os que pretendem integrar o quadro permanente de voluntários da instituição.

“Durante o treinamento prático, simulamos o procedimento de atendimento de desmaios e fraturas e ainda a remoção da vítima para os hospitais de retaguarda”. Com o auxílio de ambulâncias, os voluntários da Cruz Vermelha fizeram a demonstração de como devem agir em casos em que há a necessidade de atendimento de inúmeras vítimas.

Veja imagens do treinamento.

ORIENTAÇÕES

Para deixar a simulação mais próxima do real, os voluntários veteranos da Cruz Vermelha se deitaram no chão da avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém, para representar possíveis vítimas. Atento às orientações recebidas ao longo do treinamento, o economista Cláudio Santos, 26 anos, se sente preparado para ajudar durante o Círio. “Essa será a minha primeira vez, mas eu sempre quis ser voluntário e ajudar a sociedade. A Cruz Vermelha foi a chance que eu tive”.

À medida que recebia as orientações, Cláudio foi aprendendo a lidar com situações adversas. Durante o treinamento ele descobriu, inclusive, que fazia muitos procedimentos de forma equivocada. “Tem muitas coisas que eu não sabia e que eu acabava fazendo errado quando ia socorrer alguém”, diz. “A gente pensa que é algo básico, mas não é, porque estamos lidando com vidas”.

SOLIDARIEDADE

Todos os anos, Maria José Souza realiza o trabalho como voluntária. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

A possibilidade de ajudar outra pessoa motiva a personal trainer Maria José Souza, 44 anos, a repetir a ação de voluntariado a cada novo Círio. Ela conta que já atua no atendimento de primeiros socorros há 2 anos e que pretende manter este trabalho por todos os Círios que tiver oportunidade. “A maior gratificação é quando você ajuda a salvar uma pessoa e, depois, ela lhe agradece po r isso. Eu já tive a oportunidade de ajudar algumas pessoas e me emociono principalmente quando são crianças ou idosos”.

O QUE FAZER PARASER VOLUNTÁRIO

Quem tem vontade de se tornar um voluntário durante o Círio de Nazaré pode fazer a inscrição na Cruz Vermelha até o próximo dia 30. O último treinamento voltado para a grande procissão deve ocorrer no próximo dia 2 de outubro. Para participar, é preciso ter 15 anos ou mais (sendo que os menores de idade necessitam de autorização dos responsáveis) e concluir o treinamento,que tem duração de 4h.

INFORMAÇÕES

Para obter mais informações sobre as inscrições para voluntários, a pessoa pode entrar em contato com a Cruz Vermelha, por meio do do telefone 3348-6005 ou diretamente na sede da instituição, na passagem Nossa Senhora das Graças, que fica na travessa Barão do Triunfo, no Marco.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias