plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Corda do Círio é inspecionada para garantir segurança no Círio

A Diretoria da Festa e a Guarda de Nazaré fizeram na tarde deste sábado (23) a inspeção dos 800 metros da corda que será usada nas principais procissões do Círio deste ano, em Belém. O símbolo chegou a capital paraense no último dia seis. A corda, que é

A Diretoria da Festa e a Guarda de Nazaré fizeram na tarde deste sábado (23) a inspeção dos 800 metros da corda que será usada nas principais procissões do Círio deste ano, em Belém. O símbolo chegou a capital paraense no último dia seis.

A corda, que é utilizada na festa desde 1885 veio do estado de Santa Catarina e está guardada em um colégio particular localizado na avenida Nazaré.

Segundo a diretoria da Festa, a inspeção é feita para que tudo ocorra na mais perfeita tranquilidade durante as romarias da Trasladação e do Círio nos dias 7 e 8 de outubro.

HISTÓRIA

A história da corda do Círio de Nazaré passou a existir no anos de 1885 quando uma enchente na baía do Guajará alagou a orla no momento da procissão fazendo com que a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e com isso ficasse atolada.

Assim, os cavalos que faziam a tração da berlinda não conseguiram puxá-la, então, os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a Berlinda.

A partir daí a corda foi introduzida na festa e ao longo de sua permanência já foi alvo de diversas polêmicas sendo inclusive abolida da festa em 1926 e 1930 pelo arcebispo Dom Irineu Joffily.

(Com informações da Diretoria da Festa de Nazaré)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias