Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Círio

Corda do Círio é inspecionada para garantir segurança no Círio

sábado, 23/09/2017, 18:47 - Atualizado em 23/09/2017, 18:54 - Autor:


A Diretoria da Festa e a Guarda de Nazaré fizeram na tarde deste sábado (23) a inspeção dos 800 metros da corda que será usada nas principais procissões do Círio deste ano, em Belém. O símbolo chegou a capital paraense no último dia seis.


A corda, que é utilizada na festa desde 1885 veio do estado de Santa Catarina e está guardada em um colégio particular localizado na avenida Nazaré.


Segundo a diretoria da Festa, a inspeção é feita para que tudo ocorra na mais perfeita tranquilidade durante as romarias da Trasladação e do Círio nos dias 7 e 8 de outubro.


HISTÓRIA


A história da corda do Círio de Nazaré passou a existir no anos de 1885 quando uma enchente na baía do Guajará alagou a orla no momento da procissão fazendo com que a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e com isso ficasse atolada.


Assim, os cavalos que faziam a tração da berlinda não conseguiram puxá-la, então, os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a Berlinda.


A partir daí a corda foi introduzida na festa e ao longo de sua permanência já foi alvo de diversas polêmicas sendo inclusive abolida da festa em 1926 e 1930 pelo arcebispo Dom Irineu Joffily.


(Com informações da Diretoria da Festa de Nazaré)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS