Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
Círio

Carros de promessa começam a ser restaurados pela Diretoria da Festa

sábado, 09/09/2017, 12:32 - Atualizado em 09/09/2017, 12:32 - Autor:


A diretoria do Círio de Nazaré já iniciou os reparos estruturais nos 13 carros de promessas da procissão. A revisão acontece anualmente um mês antes do Círio. Os reparos incluem verificação da parte mecânica, pintura e pequenas restaurações.


Segundo o diretor de Procissões, Antônio Sousa, sempre há restauros para fazer todos os anos, já que são carros antigos e que costumam carregar objetos pesados ao longo do percurso. As três barcas com velas, por exemplo, são as que recebem mais votos e costumam ter atenção maior durante o restauro.


Primeiro carro do Círio, o Dom Fuas estava com as imagens sem o formato dos desenhos e sem os dedos dos marinheiros. Outro bastante procurado pelos promesseiros, o carro de Plácido estava com o puxador quebrado, a gruta danificada e apenas uma parte das mãos dos anjos. “São algumas deteriorações que precisam ser reparadas para que tudo ocorra bem durante a caminhada”, diz Sousa.


A empresa responsável pela restauração usa gesso, jornal, massa plástica e pintura, para aos poucos devolver o formato original e dar um aspecto de novo aos carros. Tudo deve ficar pronto até o próximo dia 20.


Os carros saem da Estação, no espaço do Arraial de Nazaré, na quarta-feira que antecede o Círio. Ficam em exposição por um dia, em frente à Basílica Santuário e seguem, à noite, em procissão até a Companhia Docas do Pará, onde ficam guardados até a grande procissão do domingo.


Leidemar Oliveira

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS