Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
Círio

Doe uma vela para Virgem de Nazaré. Saiba como!

quarta-feira, 06/09/2017, 13:00 - Atualizado em 06/09/2017, 15:21 - Autor:


Tornar a Trasladação que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, mais bonita e emocionante. Esse é o objetivo do projeto "Luzes para Nazica", que pretende distribuir gratuitamente 20 mil velas na procissão que antecede o Círio. Para isso, o grupo organizador conta com a doação e participação de voluntários para tornar o projeto, que está no segundo ano, um sucesso.


De acordo com Ana Cláudia Costa, uma das organizadoras do "Luzes para Nazica", os interessados podem participar de várias maneiras. "As pessoas podem contribuir doando dinheiro (quantias a partir de 10 reais), na montagem dos portas-velas, na distribuição ou no registro de imagens e vídeos no dia da Trasladação", detalha.


Para participar,os voluntários devem se inscrever no site do "Luzes para Nazica". 


2016 foi o primeiro ano do projeto (Foto: divulgação)


A meta do grupo é arrecadar cerca de 15 mil reais para financiar as 20 mil velas. Até o início da tarde desta quarta-feira (06), havia sido arrecadado pouco mais de mil reais. O projeto começou a ser divulgado pela equipe nas redes sociais na última quinta-feira (31 de agosto).


Repeteco


Em 2016, quando foi realizado pela primeira vez o projeto, o grupo com cerca de 30 voluntários, distribuiu cinco mil velas. "No ano passado, foi tudo arcado por nós. Percebemos que foi um sucesso e muito bem aceito pelas pessoas, que demonstraram interesse em contribuir e pegar as velas. Então resolvemos expandir", completa Ana Cláudia.


Ela diz ainda que está sendo muito gratificante ver que o projeto está ganhando força, ver o engajamento das pessoas, além da oportunidade de conhecer mais sobre projetos ligados ao Círio.


Os portas-velas são personalizados com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. (Foto: divulgação)


Como surgiu a ideia?


Ana Cláudia conta que estava em uma missa com a família, quando surgiu a ideia de criar o projeto. "Estávamos no Santuário Mãe de Deus, a igreja do Padre Marcelo Rossi, em São Paulo. Em determinado momento, algumas velas, que eram vendidas no local, foram acesas e o santuário ficou todo iluminado enquanto a imagem de Nossa Senhora ia passando. Foi muito lindo. Então veio a reflexão que, se em um espaço pequeno daquele já surtia um efeito lindo, imagina na Trasladação", lembra.


Muitos fieis já levam as velas para a procissão, mas Ana Cláudia pensa em melhorar o visual na Trasladação. "Por que não estimular cada vez mais já que é um efeito tão bonito?".


Como ajudar?


Além do site, os interessados também podem procurar os organizadores Ana Cláudia (99844-0412) ou Arthur Costa (98205-7777).




(Ana Paula Azevedo/DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS