plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Corda do Círio de Nazaré já está em Belém

Após dias na estrada, chegou na manhã desta quarta-feira (6) a Belém, a corda do Círio de Nazaré, um dos principais ícones da festividade, usada para o pagamento de promessas nas duas maiores e mais tradicionais procissões: o Círio e Trasladação. O gra

Após dias na estrada, chegou na manhã desta quarta-feira (6) a Belém, a corda do Círio de Nazaré, um dos principais ícones da festividade, usada para o pagamento de promessas nas duas maiores e mais tradicionais procissões: o Círio e Trasladação.

O grande ícone de fé da Festa de Nazaré tem 800 metros de comprimento, 50 milímetros de diâmetro e será dividido em dois pedaços de 400 metros, um para cada romaria. A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la.

De acordo com a Basílica Santuário de Nazaré serão usados 400 metros na Trasladação e 400 metros na procissão do Círio.

A corda, que tem cada centímetro disputado por milhares de pessoas, foi produzida no Estado de Santa Catarina e transportada este ano pela Empresa Expresso Vida que, pela primeira vez, doou o serviço.

Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser considerada um elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

ARRAIAL

Os preparativos para a festividade do Círio de Nazaré também inclui o arraial. Já começaram a chegar algumas estruturas que vão compor o Ita Center Park. As demais estruturas chegarão a partir do dia 11 e começarão a ser montadas a partir do dia 15. A previsão é de que em seguida passe pela revisão do Corpo de Bombeiros para começar a funcionar.

As escolas e os carros de promessas

A diretoria do Círio 2017 realizou, na noite de ontem, o sorteio das escolas que ficarão responsáveis pelos carros de promessas. Oito carros e 7 pelotões foram divididos entre as escolas. Este ano, 38 instituições de ensino se inscreveram para participar da seleção. Foram sorteados os carros Dom Fuas, Barca Portuguesa, Santíssima Trindade, Barca com Velas, Cesto de Promessas, Carro de Plácido, Barca com Remos e Barca Nova.

Os alunos têm a responsabilidade de empurrar os carros durante a procissão do Círio e acolher as promessas depositadas pelos romeiros.

O Colégio Gentil Bittencourt costuma preparar de 100 a 200 alunos com cerca de um mês de antecedência. Este ano, a instituição conduzirá o Santíssima Trindade, o maior e o mais próximo da berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. “Vai ser especial para os alunos e as famílias puxarem esse carro pelo significado teológico que ele tem”, afirma a coordenadora geral do colégio, Maisa Lopes.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias