Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Círio

Pará não tem papel para emitir identidades

sexta-feira, 11/11/2016, 07:26 - Atualizado em 11/11/2016, 07:26 - Autor:


Diante da urgência em adquirir a 2ª via da Carteira de Identidade, o estudante Mateus Paiva, 18 anos, foi surpreendido pela informação de que o documento será entregue com atraso. Após o atendimento realizado no Posto Central de Identificação, da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém, na manhã de anteontem, ele soube que, por causa da falta de material, só poderá receber o documento no próximo dia 23. “Sem a identidade, não consigo resolver problemas no banco.” 

Além de Mateus, quem foi ao local, anteontem, recebeu a mesma orientação: aguardar. Em nota, a Polícia Civil confirmou que a entrega das carteiras está atrasada e afirmou que o problema é decorrente da falta de papel tipo cédulas face A e face B, usadas na confecção dos documentos. A justificativa para a baixa no estoque foi o aumento na procura pelo documento, em função das eleições municipais e das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que o serviço seja normalizado até o próximo dia 20. 

CASAMENTO

Precisando do documento para dar entrada nos papeis do seu casamento, agendado para o próximo mês, a estudante Marcilene Souza, 37, também só tomou conhecimento da necessidade de espera durante o atendimento na Central de Identificação. Ela precisou emitir o documento depois de ter sido assaltada. “Disseram que o papel está em falta e que a previsão pra entregar a identidade é só dia 23”.



Cristina Pinheiro reclama do serviço. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)



Sem ter o que fazer, ela só espera poder resolver a documentação a tempo. “Eu precisava dessa identidade no dia 18. O que eu vou tentar fazer é dar entrada nos papéis com o comprovante de solicitação da 2ª via”, diz. “É muito incômodo ter de passar por isso porque a gente nem tem certeza se vão entregar no dia previsto.”

VOLTA INDESEJADA

A gestora Cristina Pinheiro, 41, lamenta ter de voltar ao posto apenas para receber a identidade. Ela lembra que, normalmente, o documento já é entregue na mesma hora. “A gente já espera sair daqui com o documento. Agora eu vou ter de voltar no fim do mês”. Para que tivesse direito a receber a 2ª via da identidade, Cristina teve de pagar R$37,13. “A gente paga pelo serviço. Então, a gente não espera passar por esse tipo de transtorno”, reclama.

PREVISÃO

A previsão da Polícia Civil é de que uma remessa de um milhão de papel tipo cédulas seja recebida, de uma empresa de São Paulo,até o próximo dia 20. 

O atendimento para a retirada do documento continua nos postos de identificação. Porém, a entrega está sendo programada para o final do mês. 

É possível agendar o atendimento e consultar os postos de identificação por meio do site http://www. policiacivil.pa.gov.br/.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS