plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Homenagens do Círio entram na reta final

As homenagens à Padroeira dos Paraenses entram em sua reta final, mas com muitos eventos previstos até o encerramento da festa, no próximo domingo. O Terço da Alvorada, por exemplo, será realizado até sábado, sempre às 5h30, na Basílica Santuário. Dezenas

As homenagens à Padroeira dos Paraenses entram em sua reta final, mas com muitos eventos previstos até o encerramento da festa, no próximo domingo. O Terço da Alvorada, por exemplo, será realizado até sábado, sempre às 5h30, na Basílica Santuário. Dezenas de devotos se revezam em orações, conduzindo uma réplica da Imagem de Nossa Senhora pelas ruas no entorno da Basílica de Nazaré.

À noite, na Concha Acústica da Praça Santuário de Nazaré, a partir das 20h, haverá apresentações no Círio Musical, evento que traz grandes nomes da música católica do país para shows gratuitos. O evento é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário e Diretoria da Festa, com apoio e produção artística da comunidade Shalom.


FIM DE SEMANA COM DUAS ROMARIAS

Uma das mais recentes procissões em homenagem à Virgem de Nazaré será realizada no sábado (22), a partir das 5h30: é a Romaria dos Corredores. Criada em 2014, ela foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense.

Nesta procissão, a Imagem Peregrina é conduzida num percurso de 7Km em velocidade baixa para que os romeiros possam acompanhar com uma corrida leve. Na chegada da procissão à Praça Santuário, os devotos recebem a benção de Dom Alberto Taveira. Este ano, a Diretoria da Festa disponibilizou camisas oficiais da procissão, que podem ser trocadas por alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições carentes atendidas pela Paróquia de Nazaré.

No domingo (23), acontece a Procissão da Festa, a partir das 8h. Antes, será celebrada uma missa, às 7h, na Igreja Santo Antônio Maria Zaccaria, por Dom Alberto Taveira. O primeiro registro desta romaria é de 1881. O cortejo é acompanhado pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré. O percurso é diferente a cada ano para abranger todas as comunidades que integram a paróquia.

ENCERRAMENTO

A Missa de Encerramento do Círio será celebrada domingo (23), às 19h30, por Dom Adolfo Zon Pereira, bispo da Diocese de Alto Solimões (AM), na Basílica Santuário. O encerramento também é marcado por um show pirotécnico, previsto para as 21h.

Na segunda-feira (24), será realizada, a partir das 5h30, a cerimônia do retorno da imagem ao Glória, conduzida por Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário. É quando a imagem original retorna ao Glória, momentos antes do início da Missa do Recírio.

Logo depois acontece o Recírio. É quando os paraenses se despedem da festividade da Rainha da Amazônia. A procissão começa após a missa na Praça Santuário, quando a Imagem Peregrina é conduzida em direção à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias