Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
Círio

O 1º lugar no concurso de redação

sábado, 08/10/2016, 22:23 - Atualizado em 08/10/2016, 23:49 - Autor:


O universo da leitura sempre foi próximo da estudante Marina Garcia, 16 anos, do 1°ano do Ensino Médio. Ela cresceu cercada por livros de clássicos da literatura, o que certamente influenciou na sua conquista do 1º lugar no XXII Concurso de Redação do Círio de Nazaré, realizado pela Diretoria da Festa. Cerca de 100 alunos de 50 escolas paraenses participaram.


Os 3 primeiros colocados foram premiados. Eles tiveram de construir textos narrativos tendo como base o tema do Círio deste ano: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia. Com uma relação de intimidade com esse tipo de texto, Marina Garcia aproveitou a experiência que tem com o trabalho voluntário para contar sua história.


“Desenvolvi um texto a partir do ponto de vista do narrador, em que refleti sobre o ato de misericórdia entre pessoas em situação de rua”, explica. “Como desfecho, coloquei uma frase de São Francisco de Assis sobre a importância de ajudar o próximo”, diz. Quando criança, Marina preferia livros a brinquedos. “É por meio da palavra escrita que me expresso. Cecilia Meireles, Olavo Bilac e tantos outros autores da nossa literatura fazem parte do meu acervo pessoal”, conta a estudante, que diz já ter lido cerca de 300 livros.


LEITURA


O amor à escrita teve como base o exercício da leitura incentivado pelos seus pais. “Em qualquer data comemorativa, ela sempre ganhava um livro, além do presente comum”, lembra a mãe orgulhosa, a dona de casa Ruthlene Marinho, 52 anos. No Colégio Acrópole, onde estuda, o abraço e o carinho dados aos professores mostram a gratidão da jovem após conseguir o título de vencedora no concurso. A professora de Língua Portuguesa Érica Santos diz que o mais importante é ver que a estudante consegue aplicar tudo o que aprende.


“Quem a conhece sabe de sua capacidade e competência”, descreve a professora que há cerca de 10 anos também teve uma das duas maiores notas nesse mesmo concurso. Marina Garcia também já teve seus textos reconhecidos em um projeto que incentiva a leitura e a escrita na escola. “Nesse projeto, são escolhidas as 5 melhores redações e os autores fazem uma noite de autógrafos”, sintetiza o professor Wagner Maia, coordenador geral do Ensino Fundamental II e Médio.


OS 3 PRIMEIROS COLOCADOS


Marina Garcia Costa, 16, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Acrópole, ficou na primeira posição.


Hiago Soares Teixeira, 16, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Equipe, conquistou o segundo lugar.


Carlos Eduardo Silva da Costa, 16, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, do 2º ano do Ensino Médio, foi o terceiro colocado no concurso.


(Wal Sarges/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS