plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Cuide da alimentação e hidrate-se

O romeiro que vai participar da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve estar bem alimentado. Isso porque, tal como em uma maratona, a pessoa pode gastar muita energia durante o percurso da procissão deste domingo. Segundo orienta a nutricioni

O romeiro que vai participar da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve estar bem alimentado. Isso porque, tal como em uma maratona, a pessoa pode gastar muita energia durante o percurso da procissão deste domingo.

Segundo orienta a nutricionista Vanessa Lourenço. as sopas são os alimentos ideais para hoje, véspera do Círio, quando ocorre a Trasladação, na qual a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levado do colégio Gentil para a Catedral Metropolitana de Belém.. “O romeiro deve escolher uma alimentação leve, como as sopas de legumes ou de vegetais com carne ou frango ou ainda, peixe com salada cozida”, explica. “São opções saborosas e moderadas que irão nutrir sem pesar”.

Na procissão deste domingo é importante se hidratar de hora em hora, tomando entre 200 ml e 300ml até o final da caminhada. “Tomar líquido é fundamental para manter o corpo hidratado”, acrescenta a nutricionista Vanessa Lourenço. Para isso não faltam opções, sempre privilegiando as escolhas saudáveis, como as frutas. “A água de coco é ideal porque tem valor nutricional excepcional, como o sódio. Mas, na falta desse alimento, a pessoa pode optar pelos sucos, picolés e chopps de frutas”, destaca.

FIBRAS

O café da manhã do Círio deve conter porções de alimentos que contenham fibras. “A fibra entra lentamente na corrente sanguínea. Entretanto, como são muitas horas de percurso, no Círio, é importante repor essa fonte de alimentação”, indica Vanessa, reforçando que o corpo deve estar preparado para aguentar o ritmo

das procissões marianas.

Os desmaios e a desidratação são comuns nas grandes romarias do Círio, segundo a Cruz Vermelha. Ao todo são 12 romarias e nem sempre as pessoas levam em consideração uma boa nutrição para enfrentar a verdadeira maratona. De acordo com a Cruz Vermelha, no ano passado 329 pessoas tiveram desmaios simples, de um total de 1018 registros de atendimentos durante o Círio, em 2015.

Segundo o gestor operacional do departamento de socorro da Cruz Vermelha, Carlos Moraes, esses números estão relacionados a pessoas que não se alimentaram e/ou não beberam água antes de ir à procissão. O perigo é maior quando os devotos emendam uma romaria com a outra. “Às vezes é preciso entrar com medicação. Nesse caso, tem diagnóstico do médico responsável para isso”, ressalta Moraes.

ALIMENTAÇÃO ANTES DA PROCISSÃO DO CÍRIO

Café com leite, pão com queijo e frutas, Aveia com frutas (fonte de fibras), Pão integral, Tapioca com chia

OPÇÕES PARA LEVAR NA PROCISSÃO

Laranja descascada, tangerina, banana e maçã.

Cuidados devem continuar depois das procissões

Mesmo após as procissões, os cuidados devem continuar, pois o corpo do romeiro ainda estará se recuperando do esforço físico. Então, esse será o momento de repor os eletrólitos, vitaminas e minerais, porém sem exagerar. “Você deve beber água de coco, mas tomando cuidado com aqueles energéticos, para que não haja uma sobre carga de renal”, explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Suzele Lima. “A alimentação também deve ser leve, com fibras e proteínas de fácil absorção, evitando ao máximo comidas pesadas e com alto teor de gordura e massa ”, diz.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias