Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Círio

Nas portas, os cartazes de Nazaré

sábado, 08/10/2016, 22:07 - Atualizado em 08/10/2016, 23:08 - Autor:


O Círio de Nazaré possui um calendário de eventos extenso. Um deles é o lançamento do cartaz do Círio, em maio, bem antes do 2º domingo de outubro, quando ocorre a grande procissão. O simples ato de levar o cartaz e colocar na porta de casa, como fazem muitos devotos, é uma espécie de lembrete de que o Círio se aproxima.



Há 25 anos, Oswaldo Mendes, publicitário e dono da agência de publicidade que leva o seu nome, cuida pessoalmente da produção do cartaz. À frente também da área de marketing da Diretoria da Festa do Círio, ele acabou assumindo esse papel ao entrar para o grupo que organiza o Círio de Nazaré, em 1991.


“O cartaz e o livro da peregrinação, são as duas peças de maior força na divulgação da programação”, afirma. Para Mendes, o maior desafio do trabalho é garantir um cartaz diferente a cada ano, já que se trata de uma festa tradicional e que segue um mesmo formato. Para isso, ele conta com o apoio de um redator, um diretor de arte, um fotógrafo e um júri técnico da Diretoria da Festa.


TRADIÇÃO


“O cartaz na porta de casa é uma forma de a pessoa trazer para perto de si uma representação da própria imagem de Nossa Senhora. De abençoar quem ali mora e quem está por perto”, afirma. A cada ano, são distribuídos cerca de 900 mil cartazes.


A aposentada Carmen Loureiro, 86 anos, não se contenta apenas com um exemplar. Moradora do bairro de Nazaré há cerca de 40 anos, ela tem cartazes em portas, janelas e portões. “É uma tradição. Alguém passa e me dá um, meus filhos trazem. Quando sobra, dou de presente para que a pessoa tenha na casa dela também”, conta. “É um costume tão importante quanto acompanhar a procissão, aqui em casa”, reforça.


(Carolina Menezes/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS