plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Nas portas, os cartazes de Nazaré

O Círio de Nazaré possui um calendário de eventos extenso. Um deles é o lançamento do cartaz do Círio, em maio, bem antes do 2º domingo de outubro, quando ocorre a grande procissão. O simples ato de levar o cartaz e colocar na porta de casa, como fazem mu

O Círio de Nazaré possui um calendário de eventos extenso. Um deles é o lançamento do cartaz do Círio, em maio, bem antes do 2º domingo de outubro, quando ocorre a grande procissão. O simples ato de levar o cartaz e colocar na porta de casa, como fazem muitos devotos, é uma espécie de lembrete de que o Círio se aproxima.

Há 25 anos, Oswaldo Mendes, publicitário e dono da agência de publicidade que leva o seu nome, cuida pessoalmente da produção do cartaz. À frente também da área de marketing da Diretoria da Festa do Círio, ele acabou assumindo esse papel ao entrar para o grupo que organiza o Círio de Nazaré, em 1991.

“O cartaz e o livro da peregrinação, são as duas peças de maior força na divulgação da programação”, afirma. Para Mendes, o maior desafio do trabalho é garantir um cartaz diferente a cada ano, já que se trata de uma festa tradicional e que segue um mesmo formato. Para isso, ele conta com o apoio de um redator, um diretor de arte, um fotógrafo e um júri técnico da Diretoria da Festa.

TRADIÇÃO

“O cartaz na porta de casa é uma forma de a pessoa trazer para perto de si uma representação da própria imagem de Nossa Senhora. De abençoar quem ali mora e quem está por perto”, afirma. A cada ano, são distribuídos cerca de 900 mil cartazes.

A aposentada Carmen Loureiro, 86 anos, não se contenta apenas com um exemplar. Moradora do bairro de Nazaré há cerca de 40 anos, ela tem cartazes em portas, janelas e portões. “É uma tradição. Alguém passa e me dá um, meus filhos trazem. Quando sobra, dou de presente para que a pessoa tenha na casa dela também”, conta. “É um costume tão importante quanto acompanhar a procissão, aqui em casa”, reforça.

(Carolina Menezes/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias