plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Corda do Círio será puxada por 7.600 promesseiros

Um dos grandes símbolos do Círio de Nazaré, a corda deverá ser puxada por pelo menos 7.600 promesseiros neste ano, nos 3,6 mil quilômetros de procissão no próximo domingo, em Belém. O cálculo é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioe

Um dos grandes símbolos do Círio de Nazaré, a corda deverá ser puxada por pelo menos 7.600 promesseiros neste ano, nos 3,6 mil quilômetros de procissão no próximo domingo, em Belém. O cálculo é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) e leva em consideração uma fórmula que vem sendo aplicada desde 2001 (confira como o Departamento chegou a estes números no box ao lado). A corda foi incorporada ao Círio há 161 anos. Em 1855, as cordas foram atreladas à berlinda para que os romeiros a puxassem, a fim de que a procissão seguisse sem os transtornos causados por enchentes às proximidades do Ver-o-Peso.


Ainda segundo os estudos do Dieese/PA, a introdução dela na procissão desagradou, na época, as famílias abastadas, que seriam obrigadas a acompanhar a procissão a pé, em vez de usar os veículos e cavalos a que estavam acostumadas. Os bispos não viam com bons olhos a corda na procissão.

Em função de divergências, a Igreja suspendeu o uso da corda na procissão do Círio entre 1926 a 1930. A corda voltou em 1931 e não saiu mais.

MUDANÇA

Com o objetivo de buscar maior agilização no percurso das procissões da Trasladação e do Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré, desde o Círio 2004, alterou o formato da corda nas procissões, deixando de ser em forma de “U” para ser linear. Hoje, elas medem 400 metros de comprimento, com 2,0 polegadas de diâmetro e pesando cerca de 600 Kg cada. Na Trasladação e Círio as mesmas continuarão sendo divididas em núcleos (da cabeça e da berlinda) e em 5 estações.

Durante mais de uma década até 2005, as cordas foram confeccionadas na Paraíba. De 2006 até 2011, elas passaram a ser confeccionadas em Salvador (BA). A partir do Círio 2012 a fabricação das cordas passou a ser feita em Santa Catariana.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias