Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Círio

Feira de Artesanato do Círio começa nesta quarta

quarta-feira, 05/10/2016, 11:24 - Atualizado em 05/10/2016, 12:05 - Autor:


Às 19h desta quarta-feira (05), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará abre oficialmente a Feira de Artesanato do Círio (FAC), na Praça Waldemar Henrique. O objetivo do evento é promover a cultura paraense por meio do artesanato, a divulgação e a comercialização dos produtos. Na ocasião, haverá uma celebração religiosa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, com a presença da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.


Este ano, a Feira vai reunir peças de 53 artesãos de Belém e do interior do estado, em uma tenda refrigerada, com 64 estandes. A expectativa da coordenação é de que 26 mil pessoas visitem a Feira. Também confirmaram presença os estilistas Dudu Bertolini e André Lima. Eles estão em Belém para conhecer o artesanato local e aplicar em suas criações.


A FAC dará ênfase às diferentes temáticas criadas por artesãos do estado, passando pelo artesanato em miriti tradicional, artesanato figurativo da flora e fauna e artesanato decorativo/utilitário. Com isso, o público visitante poderá contemplar, além do tradicional brinquedo de miriti, artesanatos confeccionados em madeira, cerâmica, balata, trançados  em fibras, cuias e muito mais, todos vinculados à arte do Círio.


Foto: Divulgação


 


O Sebrae promove feiras de artesanato há mais de 15  anos nesse período das festividade de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.  A FAC é resultado da junção da  Feira do Miriti – evento que passou pelas praças da Sé, do Carmo e Dom Pedro II até chegar à Praça Waldemar Henrique – e a Feira do Círio, que era realizada na Praça Santuário. Os dois eventos passaram a ser realizados onde é atualmente em 2010, mas cada um com seu nome. Em 2012, a feira passou a ser chamada de FAC.


Participam da FAC artesão de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Oeiras do Pará e Curuçá – este último, pela primeira vez no evento. 


EDIÇÃO ANTERIOR


Cerca de 20 mil pessoas estiveram na Feira de Artesanato do Círio em 2015. O evento, realizado entre os dias 7 a 11 de outubro, reuniu 50 artesãos, com 67 estandes divididos em 655m² de área, na Praça Waldemar Henrique.


Cerca de 50 mil peças foram vendidas, entre brinquedos, cuias, imagens de santas, joias e peças em miriti, produzidas por artesãos de cinco municípios.


Foto: Divulgação




Segundo dados da pesquisa de satisfação, aplicada aos expositores, mais da metade deles (53,2%) declarou que a Feira proporcionou perspectivas de futuros negócios. A Feira gerou 292 postos de trabalho, sendo 117 diretos e 175 indiretos.  A FAC foi avaliada de forma positiva pelos expositores, com notas variando entre 8 e 10.


SERVIÇO


 Feira de Artesanato do Círio – FAC


Quando? De 05 a 09 de outubro


Onde? Praça Waldemar Henrique, Reduto, Belém.


Horário de Funcionamento: Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, das 14h às 23h; dia 8, de  8h às 24h; e no dia 9, das 7h às 13h.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS