plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Abertura oficial do Círio 2016 é nesta noite

Para dar início à festa da rainha da Amazônia, será realizada hoje (4) a Abertura Oficial do Círio 2016. O evento iniciará com a celebração da missa de abertura, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, com o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto

Para dar início à festa da rainha da Amazônia, será realizada hoje (4) a Abertura Oficial do Círio 2016. O evento iniciará com a celebração da missa de abertura, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, com o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Na ocasião, haverá a celebração em Ação de Graças pelas Peregrinações em Família, que ocorreram nos lares paraenses nos últimos meses, e deverá reunir dezenas de missionários e famílias que participaram destas peregrinações. Também serão empossados o novo Pároco de Nazaré, Pe. Giovanni Incampo, e o novo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Pe. Luiz Carlos N. Gonçalves.

O evento ainda promove o lançamento da campanha de arrecadação de alimentos “Belém Casa do Pão”, realizada pela Arquidiocese de Belém. Após a celebração, por volta das 19h, o Clero, a Diretoria da Festa e convidados, se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da Igreja serão acesas. O momento dá início – oficialmente - à 224º edição do Círio de Nazaré.

Na sequência da abertura, na Praça Santuário, haverá a apresentação da banda sinfônica da Fundação Carlos Gomes.

Abertura irá ocorrer na Basílica santuário de Nazaré. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

IMAGEM VAI PERCORRER 140KM

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá um total de 140,3 quilômetros até o final da última romaria que integra a programação oficial do Círio de Nazaré 2016. A previsão foi apresentada na manhã de ontem, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Diretoria da Festa de Nazaré. Das 12 romarias previstas, duas sofreram alterações no percurso: a da Juventude e a da Festa.


Neste ano, a saída das romarias será de comunidades diferentes das do ano passado. “Todo ano essas duas procissões têm o percurso alterado para atender a outras comunidades que nos solicitam”, explicou o diretor coordenador da Diretoria da Festa, Roberto Souza.

Maior romaria em termos de duração e distância percorrida, o Traslado para Ananindeua levará a imagem de Nossa Senhora por 52 km ao longo de 12 horas. Já o Círio de Nazaré continua sendo a procissão com o maior número de participantes previstos, cerca de 2 milhões de pessoas.

Romaria Fluvial se tornou uma das principais procissões do Círio. (Foto: Rogério Uchôa/Arquivo)

Além de apresentar os números referentes à estimativa de público e à distância percorrida em cada uma das 12 procissões, o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, ainda apontou que 40 entidades estarão envolvidas na organização do Círio 2016. “Serão 20 mil pessoas envolvidas entre a segurança e a coordenação da festa”.



APELO

Destacando a não ocorrência de problemas relacionados à segurança nos anos anteriores e a grandiosidade do Círio para a comunidade católica paraense, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, aproveitou o momento para, mais uma vez, fazer o apelo pelo não corte antecipado da corda. “O Círio tem alguns ícones e um deles é a corda, que expressa o carinho do povo com Nossa Senhora”, lembrou. “Queremos mais uma vez fazer o apelo para que não se corte a corda antes do término da procissão”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias