plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Estudantes darão apoio aos promesseiros

Os estudantes das escolas estaduais que participarão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré desempenham um papel muito importante na procissão. Eles participam dos carros de promessas e são responsáveis pelo recolhimento dos ex-votos e promessas dos fiéis. A

Os estudantes das escolas estaduais que participarão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré desempenham um papel muito importante na procissão. Eles participam dos carros de promessas e são responsáveis pelo recolhimento dos ex-votos e promessas dos fiéis. Além disso, se responsabilizam por arrecadar alimentos para os promesseiros que recebem atendimento na Casa de Plácido.

As Escolas Brigadeiro Fontenelle, Visconde de Souza Franco e Benjamin Constant são as instituições de ensino que participarão do Círio 2016. Os carros de promessa, também considerados símbolos da festividade nazarena, são conduzidos por alunos de várias escolas da Região Metropolitana de Belém, envolvidos com o trabalho voluntário.

APOIO

Entre cada carro, estão posicionados os pelotões formados por estudantes, que também dão apoio fazendo os ex-votos chegarem ao seu destino. São diferentes tipos de ofertas, como casa, carro, partes de membros do corpo, entre outros, feitos de cera, gesso, argila ou madeira.

A estudante Delziele Caldas, da Escola Brigadeiro Fontenelle diz que o Círio “é contagiante, é um movimento de fé muito lindo e não é dos católicos. É do paraense, é do Pará”, disse.

“Abraçamos todos que querem participar, não restringimos ninguém, pois esta é uma festa muito maior. Não é apenas uma festa dos católicos”, afirmou o professor de Geografia Newton Silva.

ENGAJAMENTO

“É muito importante que possamos sair um pouco mais desse mundo virtual e de redes sociais e passemos a olhar para as pessoas que estão em nossa volta e precisam de ajuda”, destacou André Ricardo Cunha, aluno da Escola Estadual Benjamin Constant. Já a Escola Estadual Costa e Silva desenvolve todos os anos o projeto Peregrino. Ele mobiliza alunos, comunidade e professores para receberem os peregrinos oriundos do interior do Estado, que vêm a Belém para o Círio de Nazaré.

As escolas estaduais também atuarão no combate ao trabalho infantil e no incentivo a aprendizagem, durante a Romaria Rodoviária, no dia 6 de outubro.

Essa ação será realizada por meio da Comissão de Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Em frente a cada escola haverá no mínimo 200 alunos usando a camisa da campanha, unidos em oração por seus direitos à aprendizagem.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias