Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
Círio

Fique por dentro do Calendário das Romarias 2016

sexta-feira, 30/09/2016, 07:34 - Atualizado em 30/09/2016, 07:55 - Autor:


A festa de Nazaré vai começar e com ela todas as procissões marcantes do Círio de Nazaré. O DOL listou para você os principais eventos, datas e horários. Nâo deixe de participar!


TRASLADO ANANINDEUA – 07/10 – 8h


A imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa a Basílica Santuário e percorre as ruas de Belém e Região Metropolitana. A procissão mais longa da quadra nazarena chega a durar 12 horas e a cada ano, o número de romeiros que participam da romaria é maior. O destino final é a igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.


DOL


ROMARIA RODOVIÁRIA – 08/10 – 5h30


DOL


Após uma vigília realizada na madrugada, a Virgem de Nazaré deixa Ananindeua e segue para o trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. No caminho, romeiros prestam homenagens de diversas formas. A procissão chega a durar cerca de três horas e meia, num total aproximado de 40 quilômetros.


ROMARIA FLUVIAL – 08/10 – 9h


DOL


Considerado o “Círio das Águas”, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida em um ninho dentro do Navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil até a escadinha do Cais do Porto, em Belém. Várias embarcações participam da procissão, que a cada ano chama atenção pela paisagem amazônica.


MOTOROMARIA – 08/10 – 11h30


DOL


Após receber honras de chefe de estado, a Padroeira dos Paraenses é conduzida por motoqueiros para a motoromaria, que dura cerca de 30 minutos, da Praça Pedro Teixeira até o Colégio Gentil Bittencourt. A romaria ganha novos romeiros ao longo dos anos e todos procuram homenagear Nossa Senhora de Nazaré.


TRASLADAÇÃO – 08/10 – 17h30


DOL


Depois de uma celebração eucarística no pátio do Colégio Gentil Bittencourt, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada em sua berlinda para iluminar as ruas de Belém. A trasladação reúne pouco mais de 1,5 milhão de fiéis, que homenageiam a Virgem de Nazaré de várias formas. O ponto final da romaria é a Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha.


CÍRIO DE NAZARÉ – 09/10 – 6h30


DOL


O grande dia chegou. Após uma missa na catedral da Sé, o Círio de Nazaré ganha as ruas de Belém. Até a chegada da procissão, a Basílica de Nazaré, a padroeira dos paraenses é homenageada pelos devotos, que se emocionam e agradecem por graças alcançadas, num percurso de até quatro quilômetros, com duração de até cinco horas.


CICLO ROMARIA – 15/10 – 8h


DOL


No terceiro sábado de outubro, os ciclistas prestam homenagens a Virgem de Nazaré, em uma das mais novas romarias da quadra nazarena. Num percurso de quase dez quilômetros, a imagem da padroeira dos paraenses recebe homenagens pelas ruas de Belém.


ROMARIA DA JUVENTUDE – 15/10 – 17h


DOL


Pela parte da tarde, a juventude de Belém e região metropolitana participa de uma procissão cercada de muita alegria e animação. A procissão vem crescendo ao longo dos anos e desde 2004 é realizada, pelas ruas de Belém.


ROMARIA DAS CRIANÇAS – 16/10 – 8h


DOL


Os pequeninos também participam da quadra nazarena. No primeiro domingo após o Círio, as crianças participam de uma romaria que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas do bairro de Nazaré. São mais de duas décadas em que os pequenos devotos participam da procissão. 


ROMARIA DOS CORREDORES – 22/10 – 5h30


DOL


 A cidade ainda está dormindo quando os corredores percorrem 10 quilômetros para agradecer as bênçãos da padroeira. A mais nova procissão do Círio reúne jovens, que correm lado a lado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que é conduzida em uma berlinda.


ROMARIA DA FESTA – 23/10 – 8h


DOL


A paróquia de Nazaré e suas comunidades participam da festividade do Círio de Nazaré. A Romaria da Festa é a terceira procissão mais antiga da festa de Nazaré e reúne membros das comunidades e movimentos da Paróquia de Nazaré, em um momento especial para quem mora próximo a Basílica de Nazaré.


RECÍRIO – 24/10 – 7h


DOL


Depois de 15 dias de festa, os fiéis se despedem da festividade do Círio de Nazaré. A imagem é conduzida em um andor da Praça Santuário até o Colégio Gentil Bittencourt, onde fica até o próximo ano. A procissão dura cerca de uma hora, em um momento especial dos devotos. 


 


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS