Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Círio

Procissões e fogos marcam adeus à Padroeira

domingo, 25/10/2015, 07:21 - Atualizado em 25/10/2015, 07:26 - Autor:


Já tendo percorrido o total de 127 km em dez romarias, os paraenses se preparam para se despedir, hoje e amanhã, da programação oficial do Círio de Nazaré 2015. Além da Procissão da Festa e do Recírio, duas últimas romarias previstas, um show pirotécnico marcará a cerimônia de encerramento oficial realizada na noite de hoje.


Coordenador diretor da Diretoria da Festa, Jorge Xerfan Neto aponta que a expectativa é de que as últimas procissões, assim como nas demais, tenham uma grande participação do público. Para o coordenador, a quantidade de fiéis que participou do Círio deste ano foi ainda maior que a do ano passado. “Não tenho os números oficiais ainda, mas eu consegui visualizar pessoalmente um crescimento no número de pessoas nas procissões”.


Satisfeito com o andamento das 10 procissões já realizadas, Xerfan aponta que o Recírio – última procissão oficial que deverá ser realizada na manhã de amanhã – é como uma grande despedida e, portanto, deverá ser marcada pela saudade do povo paraense pelo período de grandes homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. “A nossa avaliação é que o Círio deste ano foi muito tranquilo, participativo e espiritualizado”.


SHOW PIROTÉCNICO


Durante a noite de hoje, a cerimônia de encerramento oficial do Círio contará com 10 minutos de queima de fogos de artifício, tradicional momento já esperado por grande parte dos fiéis. Para a noite, são esperadas cerca de 50 mil pessoas, segundo estimativas da Diretoria da Festa e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Após a celebração da missa de encerramento na Basílica Santuário de Nazaré, a apresentação teatral “Canto das Irias” encerrará a programação do Círio Musical 2015 na Praça Santuário. Para que a programação seja cumprida com segurança, o Ita Park, instalado no arraial de Nazaré, será evacuado por volta das 21h. O acesso de veículos nas vias das áreas próximas à Praça Santuário também será bloqueado no início da noite de domingo. “A medida permitirá que os devotos possam concentrar-se com mais comodidade para assistir ao espetáculo pirotécnico”, apontou a nota oficial da Diretoria da Festa.


(Cíntia Magno/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS