plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Círio das Crianças leva 400 mil devotos às ruas

Com o tema: “Maria, Sacrário Vivo da Eucaristia, Protege Tuas Crianças”, a Romaria das Crianças, mais conhecida como o Círio das Crianças, reuniu na manhã de ontem um público de aproximadamente 400 mil pessoas, de acordo com a coordenação do evento. Ao lo

Com o tema: “Maria, Sacrário Vivo da Eucaristia, Protege Tuas Crianças”, a Romaria das Crianças, mais conhecida como o Círio das Crianças, reuniu na manhã de ontem um público de aproximadamente 400 mil pessoas, de acordo com a coordenação do evento. Ao longo de todo o trajeto pelas ruas da capital paraense, era possível observar crianças de todas as idades acompanhadas de seus familiares. Muitos deles foram vestidos de anjinhos, dando um toque de pureza, alegria e leveza à tradicional procissão.

Por volta das 7h, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concedeu bênção aos pequenos e a todos os demais participantes, durante a missa realizada na Praça Santuário. Este ano, a romaria, que é considerada a terceira maior da quadra nazarena, contou ainda com um agradecimento mais do que especial: a celebração dos seus 25 anos de fundação. Crianças, jovens, adultos e idosos percorreram o trajeto de 2,8 quilômetros, saindo da Praça Santuário às 8h. O percurso foi feito pela avenida Nazaré, passando pela travessa 14 de Março, avenida Governador José Malcher, travessa Dr. Moraes e, em seguida, retornou para Nazaré. De dentro de seus lares e das sacadas dos prédios, os devotos homenageavam a Virgem de Nazaré e faziam suas preces.

A imagem peregrina da Santa foi transportada em um andor posicionado em cima de um carro conduzido pela Guarda Mirim de Nazaré, formada não só por integrantes da própria Basílica Santuário, mas também por dezenas de comunidades da Arquidiocese de Belém. A procissão transcorreu tranquilamente e dentro do horário estipulado, chegando à Basílica pontualmente às 10h. Logo depois, a imagem peregrina foi conduzida até o altar central da Praça Santuário. Lá, os fiéis tiveram mais uma oportunidade de estar perto da padroeira, formando uma fila e indo até o local para pedir bênçãos.

NOVIDADE

A novidade deste ano é que a Romaria das Crianças ganhou uma coordenação própria, responsável pela sua divulgação e organização logística da procissão. A ideia é dar continuidade a esse trabalho nos próximos anos, conforme ressaltou o coordenador desta romaria, Ulisses Monteiro.

“Deu certo porque tivemos uma recepção muito boa. Divulgamos nas escolas, nas paróquias. Percebemos um público ainda maior que do ano passado, e o objetivo maior é a evangelização das famílias”, destacou Ulisses. Esta foi a primeira vez que o Carro de Plácido saiu na Romaria das Crianças. Além de ser um ingrediente a mais para celebrar os 25 anos do Círio das Crianças, a presença do carro na procissão foi uma forma encontrada pela coordenação de contar a origem dessa grande festa. O Carro de Plácido remete à história do caboclo Plácido, que encontrou a imagem de Nossa Senhora às margens do igarapé Murutucu.

No fim da procissão, foi oferecido um lanche para mil crianças na sede do Centro Social de Nazaré. “É tudo fruto de doações. Vamos promover uma grande confraternização entre as guardas mirins da Arquidiocese, inclusive com as do interior”, frisou a coordenação.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias