plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Ciclo romaria reuniu 10 mil no sábado

A 12º edição da tradicional Ciclo Romaria reuniu cerca de 10 mil ciclistas no sábado. Acompanhados da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, eles percorreram 16 quilômetros pelas ruas da capital paraense. Momentos de muita emoção tomaram conta dos f

A 12º edição da tradicional Ciclo Romaria reuniu cerca de 10 mil ciclistas no sábado. Acompanhados da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, eles percorreram 16 quilômetros pelas ruas da capital paraense. Momentos de muita emoção tomaram conta dos fiéis, especialmente durante as paradas em frente às comunidades católicas, pertencentes à Arquidiocese de Belém, e com o retorno da imagem à Praça Santuário.

Os participantes se concentraram em frente à Basílica Santuário antes da saída da procissão, por volta das 8h20. Ao longo de todo o trajeto, a padroeira recebeu diversas homenagens: fogos de artifício, cânticos no trio elétrico e momentos de oração. A procissão durou cerca de duas horas, encerrando por volta das 10h30.

Ao fim, os participantes posicionaram suas bicicletas no centro da Praça Santuário, para aguardar a entrada da imagem da Virgem Maria. Em seguida, foi realizada a celebração final da procissão com mais homenagens à padroeira.

O diretor-coordenador do Círio 2015, Jorge Xerfan, destacou a tranquilidade da procissão. “Percebemos um grande número de famílias participando este ano”, avaliou Xerfan. Mantendo a tradição de todos os anos, alguns participantes deram um toque especial à procissão desfilando bicicletas customizadas com temas marianos. Entre eles estava o faxineiro Raimundo Gerônimo, 55, que acompanha a procissão desde a primeira edição. Com a ajuda da filha, ele confeccionou a decoração de sua bicicleta inspirado no Círio Rodoviário: levou às ruas uma maquete com carros e a berlinda da santa, além de uma réplica da Basílica Santuário.

“A bicicleta é meu meio de transporte. Em 2003, comecei a participar em agradecimento a Nossa Senhora. Minha filha passou mal durante o parto e fiz uma prece pedindo para que ela ficasse bem. Hoje ela me ajuda a enfeitar a bicicleta”, sorri.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias