Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Círio

Castanhal celebra a Virgem de Nazaré no domingo

sábado, 17/10/2015, 10:48 - Atualizado em 18/10/2015, 10:24 - Autor:


O município de Castanhal, nordeste do estado, realiza no próximo domingo (18) sua 17º romaria em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Os eventos que antecedem a grande procissão do dia 17 de outubro começaram na manhã da última sexta-feira (16) na cidade. Alguns dos devotos mirins foram vestidos de anjos, participaram de uma procissão pela cidade, como forma de agradecer pelas graças alcançadas. Na Catedral, às 20h, houve missa com participação de uma orquestra. E neste sábado, durante o dia, ocorrerá uma carreata por toda a cidade.


A romaria de Castanhal já é considerada uma das principais manifestações religiosas do Pará. No domingo, a saída dos romeiros acontecerá às 06h da Igreja Matriz de São José, no centro da cidade, até a Catedral, no bairro Nova Olinda, onde será celebrada a missa solene até às 7h20. Depois, todos seguirão rumo a Igreja Santuário do Distrito de Apeú, onde receberão a imagem de Nossa Senhora ainda participarão da missa final. Serão cerca de oito quilômetros de caminhada, percurso duas vezes maior do que o do Círio de Nazaré em Belém. A expectativa de encerramento é de que seja antes do meio-dia. “Se terminar muito tarde, as famílias não terão tempo de se reunirem em suas casas. Viver a romaria em família é uma coisa fantástica”, disse o Bispo Diocesano, Dom Carlos Verzeletti.


HISTÓRIA


A primeira romaria de Castanhal ocorreu em maio de 1998. Poucos anos depois passou a acontecer no terceiro domingo do mês de outubro. “Na época, em Castanhal, não existia nenhuma manifestação religiosa voltada a Nossa Senhora de Nazaré. Então, os padres resolveram fazer algo diferente do Círio de Belém: organizaram o evento sem a utilização da corda e tiveram a ideia de transportar a imagem da santa em cima de uma réplica da Maria Fumaça”, explicou Dom Carlos Verzeletti. “Maria Fumaça” era um trem movido a vapor que de 1904 a 1976 cortou o centro de Castanhal fazendo a linha Belém – Bragança.


(Tiago Silva/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS