Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Círio

Trasladação iluminou as ruas de Nazaré

segunda-feira, 12/10/2015, 07:34 - Atualizado em 12/10/2015, 09:50 - Autor:


A romaria que antecede O Círio de Nazaré, a Trasladação, foi marcada mais uma vez pela presença de muitos jovens, como os promesseiros que pedem e agradecem a graça de passar no vestibular. Em ritmo acelerado, a procissão iniciou por volta de 17h30 do sábado, depois de uma missa celebrada no colégio Gentil, na Avenida Nazaré, pelo Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo Dom Cláudio Hummes. A santa foi recebida com muitas homenagens durante o trajeto de 3,8 quilômetros que levou 1 milhão de pessoas para as ruas, segundo a organização da festa. 


A estudante de 18 anos Vytória Avelar era uma das que conduziam a santa pela corda. Cansada, não conseguiu seguir o trajeto até o final, e largou a corda na Presidente Vargas, mas a sensação era de promessa cumprida. Pela segunda vez na corda da Trasladação, Vytória ano passado pedia a graça de passar no vestibular. Esse ano foi agradecer o pedido atendido, mas também muitas outras conquistas. “Minha mãe conseguiu um emprego, meu pai conseguiu financiar um apartamento, são muitas graças”, declara a estudante, encantada com a caminhada.


Com seis horas de procissão, a berlinda chegou à Catedral da Sé por volta de 23h. O vigilante Cláudio Marcelo tem 11 anos de corda na procissão de domingo. Fez amizades que vão de assistente de pedreiro a advogados, na corda. Esse ano, levou a Ana Clara, sua filha de 6 anos, para ver a santa passar na Av. Presidente Vargas. “A minha mãe era muito religiosa. Dia de círio era pra vestir roupa nova pra ver a passagem da santa. Eu não me considero religioso, mas eu sou devoto dela”, explica. Encantada também estava sua filha, Ana Clara, que batia palmas e sorria ao ver a berlinda passar, perpetuando o futuro da tradição.


(Gustavo Aguiar/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS