plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Alimentação e hidratação merecem atenção

Continua a maratona de Romarias que fazem parte da Quadra Nazarena em Belém, e quem já está participando, seja caminhando ou na corda precisa de alguns cuidados para que tudo ocorra bem durante e após as procissões.  Como os percursos são longos e devido

Continua a maratona de Romarias que fazem parte da Quadra Nazarena em Belém, e quem já está participando, seja caminhando ou na corda precisa de alguns cuidados para que tudo ocorra bem durante e após as procissões.

Como os percursos são longos e devido ao clima da região é preciso ter atenção especial com a alimentação. Segundo a nutricionista especialista em nutrição clínica, Karla Carvalho, é preciso ter um cuidado todo especial com a hidratação. "O ideal é beber água antes, durante, e depois da caminhada para evitar problemas de desidratação não apenas pela exposição ao sol, mas também por se tratar de um percurso longo, afinal, são várias horas de caminhada. O ideal, se possível, é aliar a ingestão de água potável e água de coco, durante o percurso, principalmente para quem acompanhar o Círio na corda, já que a perda de nutrientes e sair minerais é ainda maior, devido ao grande esforço físico", alerta.

A alimentação também é um aspecto que merece importância. Acompanhar as procissões em jejum é totalmente desaconselhável. O romeiro precisa estar bem alimentado para encarar todo o percursso. Segundo a especialista, a alimentação é tão importante quanto a hidratação. "A alimentação de quem vai acompanhar as procissões é muito importante, e ela precisa ser leve. O consumo de frutas também é muito importante”, afirma.

Aos que vão acompanhar, os cuidados devem ser os mesmos. "Inclusive para evitar possíveis enjoos, indigestão e outros tipos de desconfortos. É importante priorizar frutas, e evitar frituras e alimentos muito gordurosos, pois o organismo demora mais a processar a digestão dos mesmos", destacou a especialista.

ALIMENTAÇÃO DEPOIS DAS ROMARIAS

Depois da procissão, ao retornar para casa, muitas pessoas encontram a mesa farta e cheia de comidas pesadas como pato e ou frango no tucupi, maniçoba, peru, entre outras, e para não exagerar e acabar passando mal o restante do dia, o ideal é descansar, tomar banho e depois almoçar. É importante evitar os excessos de comida, e também evitar doces e principalmente o álcool, uma vez que o organismo estará em processo de reidratação.

(DOL)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias