plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Um homem sem fronteiras

Foram 4 anos, entre 2005 e 2009, que Dom Orani João Tempesta ficou à frente da Arquidiocese de Belém. Apesar de tímido, Dom Orani tem o perfil conciliador e sabe como usar a comunicação a favor da evangelização da Igreja Católica. Por isso, foi presidente

Foram 4 anos, entre 2005 e 2009, que Dom Orani João Tempesta ficou à frente da Arquidiocese de Belém. Apesar de tímido, Dom Orani tem o perfil conciliador e sabe como usar a comunicação a favor da evangelização da Igreja Católica. Por isso, foi presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão máximo da Igreja Católica no país.

A sua passagem pela capital paraense foi tão marcante que o Centro Social de Nazaré é chamado hoje de Centro Nazaré de Pastoral e Oração Dom Orani João, graças ao seu trabalho à frente do clero local. Ainda hoje, ele lembra com carinho do seu trabalho no Pará. “Como arcebispo, foi um tempo de importante missão e de grande aprendizado. Cito como exemplo a piedade popular do povo paraense. Isso chamou minha atenção”, garante.

Encantado com o Círio de Nazaré, Tempesta implementou algumas mudanças no cortejo do Rio de Janeiro, quando chegou àquele estado. Hoje, a procissão da cidade teve um crescimento considerável e a imagem peregrina carioca passa por locais como a Cracolândia, por exemplo. “A Cracolândia é um lugar de combate. Há pessoas que precisam ser resgatadas para Deus”, justifica. O arcebispo diz que a maior parte de quem participa do cortejo é paraense, mas tem muito carioca também integrado. “Mas o que mais importa é que todos são religiosos e amam Nossa Senhora”, reitera.

E aos 64 anos, se tornou cardeal da Igreja, onde foi nomeado pelo Papa Francisco em fevereiro de 2014. Os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana (administração da igreja). Eles também participam, até os 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa. Ou seja, a próxima eleição do pontífice pode ter um paulista quase paraense de espírito como o voto decisivio.

(Carolina Menezes / Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias