plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Caminhada de romeiros pela BR-316 recomeça

Um grupo de mais de 800 devotos de Nossa Senhora de Nazaré reiniciou ontem em Castanhal a tradição de que já se repete há 36 anos. Às 7h30 da manhã, os romeiros seguiram juntos pela BR-316 para iniciar a chamada Caminhada da Fé, uma experiência que une da

Um grupo de mais de 800 devotos de Nossa Senhora de Nazaré reiniciou ontem em Castanhal a tradição de que já se repete há 36 anos. Às 7h30 da manhã, os romeiros seguiram juntos pela BR-316 para iniciar a chamada Caminhada da Fé, uma experiência que une da resistência física, pagar pelas graças alcançadas em nome da padroeira dos paraenses.

De Castanhal até a Basílica de Nazaré são aproximadamente 78 quilômetros. A distância equivale a dez vezes o percurso do Círio. Muitos não conseguem chegar ao destino, mas sempre fica a sensação de dever cumprido. O professor José Nazareno Henriques, 62, organiza a caminhada há 26 anos, motivado pelo pagamento de uma promessa. O devoto foi gestor de uma escola e pediu a Nossa Senhora a graça de ser um bom administrador. “A promessa era para quatro anos, mas decidi participar enquanto tiver forças”, justifica.

A aposentada Nilza Salvador, 65, também faz parte do grupo há 22 anos. Ela não fez promessas. “Venho pela crença, apenas para agradecer pela vida, saúde, família e amigos. Quero continuar caminhando com as graças de Nossa Senhora”, sorria.

Todos os anos, a Polícia Rodoviária Federal garante a segurança dos romeiros. Uma equipe mantém plantão especial para evitar assaltos nas estradas. Pelo caminho, existem ainda vários pontos de apoio com distribuição de água, alimentos e remédios. Além disso, dezenas de voluntários também pagam promessas dando apoio aos romeiros na estrada.

A Associação dos Romeiros de Castanhal diz que cresce a cada ano o número de devotos. A preocupação maior é justamente com a segurança durante o percurso, mas todos seguem dizendo que são protegidos pela Virgem de Nazaré. Ontem, por volta das 22h, o primeiro grupo já ultrapassava a entrada de Mosqueiro, com previsão de chegada à Basílica às 7h30 da manhã de hoje.

(Tiago Silva/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias