plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Manto será apresentado nesta quinta

Nesta quinta-feira (8), centenas de devotos deverão lotar a Basílica Santuário para um dos momentos mais emocionantes da programação oficial do Círio de Nazaré: a apresentação do manto. Após missa celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano

Nesta quinta-feira (8), centenas de devotos deverão lotar a Basílica Santuário para um dos momentos mais emocionantes da programação oficial do Círio de Nazaré: a apresentação do manto. Após missa celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, será então conhecida a peça que vestirá a Imagem Peregrina nas Romarias 2015. Toda a Diretoria da Festa, patrocinadores e apoiadores do Círio 2015 participam da apresentação que deverá começar, ao final da missa, por volta das 19h.

Confira allguns mantos que já vestiram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

De acordo com o casal coordenador do Círio 2015, Amélia e Jorge Xerfan, os devotos podem esperar um momento bonito e emocionante embalado pela voz de Dione Colares, durante a entrada da Imagem Peregrina na igreja. Tradicionalmente, o manto é guardado em segredo pela Arquidiocese e Diretoria da Festa até a solenidade. Ao final da celebração, serão distribuídos folderes com informações com os significados dos elementos que compõem a peça.
Pelo segundo ano consecutivo, o casal coordenador do Círio convidou Stela Rocha para confeccionar o manto. “Mais uma vez, para mim, foi uma grata surpresa, uma alegria esse convite. É sempre uma benção confeccionar o manto de Nossa Senhora. Ele foi feito com muito carinho, espero que as pessoas gostem”, explica a produtora do manto.


História

Segundo a lenda do achado da Imagem da Virgem de Nazaré, ela já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia.

A confecção dos primeiros mantos é atribuída à irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava o manto e o promesseiro doava o material. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois disso, quem assumiu a missão foi a ex-aluna e ajudante, Esther Paes França, que fez 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas famosos passaram a confeccionar o manto que veste a Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias