Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
Círio

Manto será apresentado nesta quinta

quinta-feira, 08/10/2015, 07:36 - Atualizado em 08/10/2015, 07:39 - Autor:


Nesta quinta-feira (8), centenas de devotos deverão lotar a Basílica Santuário para um dos momentos mais emocionantes da programação oficial do Círio de Nazaré: a apresentação do manto. Após missa celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, será então conhecida a peça que vestirá a Imagem Peregrina nas Romarias 2015. Toda a Diretoria da Festa, patrocinadores e apoiadores do Círio 2015 participam da apresentação que deverá começar, ao final da missa, por volta das 19h.


Confira allguns mantos que já vestiram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré


De acordo com o casal coordenador do Círio 2015, Amélia e Jorge Xerfan, os devotos podem esperar um momento bonito e emocionante embalado pela voz de Dione Colares, durante a entrada da Imagem Peregrina na igreja.  Tradicionalmente, o manto é guardado em segredo pela Arquidiocese e Diretoria da Festa até a solenidade. Ao final da celebração, serão distribuídos folderes com informações com os significados dos elementos que compõem a peça.
Pelo segundo ano consecutivo, o casal coordenador do Círio convidou Stela Rocha para confeccionar o manto. “Mais uma vez, para mim, foi uma grata surpresa, uma alegria esse convite. É sempre uma benção confeccionar o manto de Nossa Senhora. Ele foi feito com muito carinho, espero que as pessoas gostem”, explica a produtora do manto.



História


Segundo a lenda do achado da Imagem da Virgem de Nazaré, ela já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia.  


A confecção dos primeiros mantos é atribuída à irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava o manto e o promesseiro doava o material. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois disso, quem assumiu a missão foi a ex-aluna e ajudante, Esther Paes França, que fez 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas famosos passaram a confeccionar o manto que veste a Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS