Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Círio

Mais de 7 mil agentes participam da segurança

quarta-feira, 07/10/2015, 14:08 - Atualizado em 07/10/2015, 14:29 - Autor:


A operação intitulada “Vá com Fé e em Segurança”, direcionada às atividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, contará com mais de 7 mil agentes de segurança, que irão trabalhar durante as festividades.


Os 7.817 mil agentes dos órgãos integrados de segurança iniciam o trabalho de policiamento preventivo e ostensivo para atender as programações da quadra nazarena. As forças de segurança atuarão, oficialmente, até o dia 27 deste mês, de acordo com a programação da Arquidiocese de Belém. O intuito é garantir a segurança dos fieis, promesseiros e turistas e manter a ordem pública e patrimonial.


Cobertura 


Um total de 4.667 policiais militares dará conta das atividades da quadra nazarena. Eles estarão em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém. Para atender as doze romarias, dentre elas a Trasladação e o Círio, serão mobilizados três mil policiais militares, além dos mais de 1,5 mil homens que atuarão durante o período de grande movimentação. A PM intensificará o monitoramento por câmera, via Centro Integrado de Operações (Ciop), e pelo trabalho de policiais do serviço de inteligência.


As ações serão direcionadas à intensa programação religiosa, com destaque para as doze romarias, entre as quais a Rodoviária, Fluvial, da Juventude, das Crianças, Transladação e Círio. As guarnições estarão atuando para garantir a segurança nas vias transversais do percurso das procissões, nas praças, igrejas e nos pontos turísticos, nas passarelas da BR-316, na preservação da corda e nos eventos culturais como Arrastão do Arraial do Pavulagem e Queima de Fogos.


Vigilância 


Entre as novidades da operação este ano está a interdição de vias próximas ao fluxo das procissões. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a frota de carros na cidade cresce cerca de 30% a 40% durante o período do Círio. O departamento orienta os motoristas no sentido de evitar acidentes e alerta sobre o estacionamento proibido. Outra inovação é o uso de 26 câmeras do Ciop para vídeo monitoramento: 16 instaladas no trajeto e dez no entorno do percurso das romarias.


O Ciop também contará com dois agentes bilíngues (inglês e espanhol) para o atendimento a turistas estrangeiros, que poderão usar os números 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Vinte cabines de atendimento vão funcionar para o serviço de urgência e emergência, o 190, que é 24 horas.


Ainda sobre os efetivos do Sistema, a Polícia Civil atuará com 215 homens, entre investigadores, escrivães e delegados. Já o Corpo de Bombeiros escalou 1.076 militares. O Detran e o CPC Renato Chaves terão, respectivamente, 160 agentes e 46 servidores. O trabalho do Grupamento Aéreo contará com 66 agentes, enquanto o Grupamento Fluvial mobilizará 90 entre policiais militares, civis e bombeiros.


A área de segurança do Estado vai alertar ainda sobre o cuidado no uso de celulares. Os policiais estarão atentos aos empurrões e esbarrões de pessoas com a pretensão de cometerem furtos.


Aparato


Dois helicópteros do Graesp e 16 embarcações do Gflu estarão a postos. Para Romaria Fluvial, 18 embarcações serão usadas pelo Grupamento Fluvial. Na trasladação serão 45 motocicletas, três veículos de combate a incêndio e cinco viaturas de resgate. Na procissão do Círio serão usados dois helicópteros, 13 viaturas e quatro viaturas de combate a incêndio. No total, 1.325 agentes estarão em ação na romaria principal.


(DOL com informações da Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS