plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Carros do Círio serão transportados na quarta

A partir das 21h, desta quarta-feira (07), os treze carros que representam e carregam as promessas de milhares de devotos serão levados para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP). Após um dia todo de exposição em frente à Basílica, os símbolos do Cí

A partir das 21h, desta quarta-feira (07), os treze carros que representam e carregam as promessas de milhares de devotos serão levados para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP).
Após um dia todo de exposição em frente à Basílica, os símbolos do Círio serão conduzidos pelos Diretores da Festa de Nazaré, a Guarda de Nazaré, entre outros representantes e também alguns promesseiros.

Ao todo serão percorridos 4 km da Basílica Santuário até o armazém 4 da companhia, passando pela travessa 14 de Março, rua Antônio Barreto, avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes.

Tradicionalmente, antes da saída dos carros faz-se uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP. Durante o trajeto, os carros costumam ser homenageados pelos devotos e moradores, com fogos de artifício e outras manifestações de fé.

Serão transportados: o carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o carro Dom Fuas, o carro da Santíssima Trindade e quatro carros dos Anjos.

Um pouco da história- O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

O transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré segue este formato, de ser realizado na noite de quarta-feira da semana do Círio, desde 1980. Antes dessa data, o transporte dos carros era feito na madrugada que antecedia o Círio.

Exposição

Pela primeira vez, os treze carros que conduzem as promessas e anjos no Círio ficarão expostos em frente à Basílica, antes de serem transportados para a CDP, onde ficam até o dia do Círio. A Diretoria da Festa avalia que a exposição é importante para que as pessoas conheçam mais de perto estes símbolos do Círio que passam lotados durante a grande procissão. A exposição ocorrerá, a partir das 7h, de quarta-feira (07). À noite, a partir das 21h eles serão conduzidos para o Galpão da CDP.

(DOL com informações do site oficial do Círio)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias