plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Percursos de 4 romarias do Círio são alterados

Na próxima sexta-feira, quando for realizada a 1ª das 12 romarias que compõem a programação oficial do Círio – o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém para Ananindeua –, terá início a jornada de cerca de 130 quilômetros de homenagens a Vi

Na próxima sexta-feira, quando for realizada a 1ª das 12 romarias que compõem a programação oficial do Círio – o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém para Ananindeua –, terá início a jornada de cerca de 130 quilômetros de homenagens a Virgem de Nazaré. Este ano, serão alterados percursos de quatro romarias. Os dados foram apresentados, na manhã de ontem, pela Arquidiocese de Belém, Diretoria da Festa e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Como já é previsto todos os anos, a Romaria da Juventude e a Procissão da Festa tiveram os percursos alterados para contemplar, a cada ano, uma paróquia ou comunidade diferente. Já a Romaria dos Corredores fará um caminho diferente do realizado em 2014 (ano de estreia da procissão), para que os fiéis tenham mais segurança no percurso. “Ela tinha um perímetro que passava pela rua Riachuelo, que é muito estreita e, por isso, dificultou, no ano passado, a passagem do carro-berlinda e dos corredores”, justificou o diretor de procissões da Diretoria da Festa, Antônio Luís de Souza.

Mais longa das romarias, o Traslado para Ananindeua sofreu redução no percurso, como já anunciado pela Diretoria da Festa. Ao invés dos 55 km percorridos em 2014, neste ano a procissão deverá percorrer 47 km em cerca de 11h. Antônio reforçou que a procissão já é realizada há 23 anos e que, portanto, pelo aumento no número de pessoas e veículos, precisou ser adaptada para que oferecesse maior segurança. “Essa redução, no entanto, não causou nenhum prejuízo para a romaria. Todas as paradas oficiais e as paróquias serão contempladas, como nos anos anteriores”.

TRABALHO

Para que as procissões sejam desenvolvidas sem maiores problemas, 27.370 pessoas de 25 entidades estarão envolvidas na organização e segurança do evento. Se contabilizadas a duração de cada uma das 12 procissões, o tempo de festividade até o Recírio – quando a programação oficial é encerrada – somará 37 horas e 45 minutos de homenagens a Nossa Senhora.

A poucos dias da grande procissão de domingo, o coordenador da Diretoria da Festa, Jorge Xerfan Neto garantiu que está tudo pronto para a festividade. “Passamos o ano inteiro trabalhando na organização do Círio e conseguimos executar o nosso planejamento dentro do tempo previsto”. Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira destacou o crescimento no número de peregrinações que ocorreram desde o final de agosto em Belém e outros estados brasileiros.

Até este início de outubro, a imagem peregrina foi até São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília e Maranhão e visitou 320 locais na Região Metropolitana de Belém, como repartições públicas, colégios, universidades, unidades penais e comércio. “Isso demonstra o desejo das pessoas em aprofundarem o sentido do tema do Círio, que, este ano, é ‘Maria, mulher eucarística’”.

ROMARIAS

1ª – Dia 9 - Traslado para Ananindeua. Saída da Basílica de Nazaré às 8h. Chegada à Igreja Matriz de Ananindeua às 19h. Terá 11 h de duração e 47 km de percurso.
2ª – Dia 10 - Romaria Rodoviária. Saída da Igreja Matriz de Ananindeua às 5h30 e chegada em Icoaraci às 8h30. Terá 3h de duração e 24 km de percurso.
3ª – Dia 10 - Romaria Fluvial. Saída do Trapiche de Icoaraci às 9h. Chegada na Praça Pedro Teixeira às 11h. Terá 2 h de duração e 18,500 km de precurso.
4ª – Dia 10 - Moto Romaria. Saída da Praça Pedro Teixeira às 11h30. Chegada no Colégio Gentil às 12h30. Terá 1h de duração e 2,400 km de percurso.
5ª – Dia 10 - Trasladação. Saída do Colégio Gentil às 18h. Chegada na Catedral da Sé às 23h. Terá 5 h de duração e 3,750 km de percurso.
6ª – Dia 11 - Círio de Nazaré. Saída da Catedral da Sé às 6h30. Chegada na Praça Santuário às 12h. Terá 5h30m de duração e 3,600 km de percurso.
7ª – Dia 17 - Ciclo Romaria. Saída da Praça Santuário às 8h. Chegada na Praça Santuário às 10h. Terá 2h de duração e 13,800 km de percurso.
8ª – Dia 17 - Romaria da Juventude. Saída da Igreja São Raimundo Nonato (Senador Lemos) às 16h. Chegada na Praça Santuário às 19h. Terá 3h de duração e 4,600 km de percurso.
9ª –Dia 18 - Romaria das Crianças. Saída da Praça Santuário às 8h. Chegada na Praça Santuário às 10h. Terá 2h de duração e 2,800 km de percurso.
10ª – Dia 24 - Romaria dos Corredores. Saída da Praça Santuário às 5h30. Chegada na Praça Santuário às 6h30. Terá 1 h de duração e 7 km de percurso.
11ª - Dia 25 – Procissão da Festa. Saída da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Conselheiro Furtado) às 8h. Chegada na Praça Santuário às 9h30. Terá 1h30 de duração e 2,500 km de percurso.
12ª – Dia 26- Recírio . Saída da Praça Santuário às 7h . Chegada no Colégio Gentil às 7h45. Terá 45 minutos de duração e 650 metros de percurso.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias