plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Guarda da Santa terá 1,2 mil homens no Círio

Os últimos detalhes sobre como será a atuação da Guarda da Santa na Trasladação e na procissão do Círio 2015 foram apresentados na noite de ontem, após uma adoração celebrada pelo Padre Francisco Assis, na Basílica Santuário. Este ano, cerca de 1.200 guar

Os últimos detalhes sobre como será a atuação da Guarda da Santa na Trasladação e na procissão do Círio 2015 foram apresentados na noite de ontem, após uma adoração celebrada pelo Padre Francisco Assis, na Basílica Santuário. Este ano, cerca de 1.200 guardas vão compor as procissões, com o apoio de mil homens de 90 paróquias do Estado, do Maranhão e Rio de Janeiro.

VEJA A GALERIA

O guardas da Santa receberão as camisas do Círio 2015 neste domingo, 4. Elas só deverão ser usadas na sexta-feira, 9, durante a primeira romaria. Este ano, os guardas também vão contar com o apoio de uma equipe médica de 14 socorristas, que já fazem parte do grupo.

“Nesse momento estamos reforçando a espiritualidade dos guardas, com a participação da família, focando na tranquilidade na hora das procissões”, ressaltou o vice-coordenador da Guarda da Santa, Guilherme Azevedo. Incumbido de ficar na terceira estação, ao lado da corda, o guarda Francisco Carlos, 53, está nas procissões desde o Círio 2014, quando foi realizado o último curso para guardas. Ele se prepara pedindo saúde à Nossa Senhora de Nazaré. “Ela transformou a minha vida e representa tudo para mim. Quero ter forças para trabalhar com toda a emoção daquele momento”, justifica Francisco.

MILAGRES

Há 16 anos como guarda da Santa, o estivador Icoaraci de Castro, 50, garante que a fé em Maria foi renovada com o nascimento do filho, Lucas, hoje com 20 anos. O menino nasceu aos seis meses de gestação e teve uma paralisia cerebral. “O médico disse que meu filho não ia andar e hoje ele consegue. O Lucas foi operado e tem uma vida normal”.

Em 2010, Lucas contraiu uma bactéria e ficou 78 dias internado sem diagnóstico para o tratamento da doença. Icoaraci contou que naquele ano passou a integrar o grupo responsável pela descida da imagem original da Virgem de Nazaré do Glória. “Eu fui abençoado e pedi para ela cuidar do Lucas, que intercedesse pela saúde dele.

Levei para o hospital a luva que usei na subida dela”, lembrou o guarda. Dias depois, Icoaraci ressaltou que os médicos identificaram os remédios específicos para combater a bactéria. No Círio de 2015, ele vai atuar no atrelamento da corda à berlinda.

A mudança de vida de Rubinaldo Silva, 48, também iniciou ainda em 2012, quando ele se tornou guarda da Santa. Ele realizou o curso preparatório e se dedica à Nossa Senhora de Nazaré. “Eu mudei o meu jeito de ser, a minha maneira de agir no trabalho, com as pessoas. Passei a me dedicar à minha família”, diz Rubinaldo, que atualmente é um dos integrantes diretos da guarda. Ele relembrou o momento da renovação. “Deus tocou o meu coração e minha vida mudou. Quando não estou no trabalho, venho para a igreja com a família”, diz.

O guarda Jorge Gomes, 54, acompanha as procissões próximo a berlinda. Há 13 anos ele destacou que os agradecimentos são renovados. “É imensurável o que sentimos. Ela representa luz, vida e merece ser honrada por todos nós”.

Para ser um guarda da Santa, é preciso ser indicada por outro integrante, que é considerado um padrinho. O curso é realizado de março a junho, sempre aos sábados, e se repetirá em 2016.

(thamyres Nicolau/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias