Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Círio

Livro sobre o Auto do Círio será lançado no dia 02

quarta-feira, 23/09/2015, 14:54 - Atualizado em 23/09/2015, 15:22 - Autor:


A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) por meio da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no dia 02 de outubro, às 19h30, no anfiteatro da Praça do Carmo, o lançamento do livro: “O Auto do Círio - drama, fé e carnaval em Belém do Pará” de autoria do professor Miguel Santa Brígida.


O livro é resultado da dissertação de mestrado realizada em 2003, por Miguel Santa Brígida na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a UFPA e orientado pelo professor João de Jesus Paes Loureiro. Nesta pesquisa o autor investigou a espetacularidade dos 10 anos do Auto do Círio, como espetáculo cênico hiperbólico de grande comunhão popular produzido pela academia como cena contemporânea na Amazônia.


"O Auto do Círio - drama, fé e carnaval em Belém do Pará”, estuda as matrizes dramáticas, religiosas e carnavalescas do cortejo dramático que em 2015 comemora 21 anos. Com este estudo científico o autor lançou na Amazônia a Etnocenologia como disciplina das etnociências, fundamental para análise dos fenômenos populares como o Auto do Círio e também deu origem ao TAMBOR - Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia (CNPq/2008) do qual o pesquisador é líder.


O lançamento da obra acontecerá no anfiteatro da Praça do Carmo, local onde está sendo ensaiado o Auto do Círio 2015, com apresentações artísticas que participarão do espetáculo.


Serviço:
Lançamento do livro “O auto do círio – drama, fé e carnaval em Belém do Pará”
Data:  02 de outubro
Local: Anfiteatro da praça do Carmo
Hora:  19:30


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS