Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


32°
R$
Círio

Há 223 anos, Belém realizava 1º Círio de Nazaré

terça-feira, 08/09/2015, 16:49 - Atualizado em 08/09/2015, 17:13 - Autor:


O dia 8 de setembro é considerado um marco na história do Círio de Nazaré. Em 1793, a maior festa religiosa do país era realizada pela primeira vez, nas ruas de Belém.


Naquele ano, a festa de Nazaré ficou ameaçada de não ocorrer. As vésperas da procissão, o presidente da Província do Pará, Dom Francisco de Souza Coutinho adoeceu.


O então governador do estado fez um pedido por sua saúde e caso fosse atendido, faria uma procissão no sábado para buscar a imagem da Virgem de Nazaré da capela até o Palácio do Governo e no dia seguinte, haveria uma romaria para deixar a Padroeira dos Paraenses até o local onde foi encontrado, aonde é localizada atualmente a Basílica de Nazaré.


A romaria foi realizada pela parte da tarde e levou um grande número de peregrinos. A cada ano, os milagres atribuídos a Nossa Senhora de Nazaré atraíram várias pessoas ao local onde o caboclo Plácido José de Souza encontrou a imagem.


Em alguns anos, o Círio foi realizado entre os meses de setembro, outubro ou novembro. Somente em 1901, o Círio de Nazaré teve uma data fixa para ser realizada, o segundo domingo de outubro.



(Foto: Diego Beckman/DOL


(Diego Beckman/DOL, com informações do Círio de Nazaré) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS


Patrocinadores