plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Há 223 anos, Belém realizava 1º Círio de Nazaré

O dia 8 de setembro é considerado um marco na história do Círio de Nazaré. Em 1793, a maior festa religiosa do país era realizada pela primeira vez, nas ruas de Belém. Naquele ano, a festa de Nazaré ficou ameaçada de não ocorrer. As vésperas da procissão

O dia 8 de setembro é considerado um marco na história do Círio de Nazaré. Em 1793, a maior festa religiosa do país era realizada pela primeira vez, nas ruas de Belém.

Naquele ano, a festa de Nazaré ficou ameaçada de não ocorrer. As vésperas da procissão, o presidente da Província do Pará, Dom Francisco de Souza Coutinho adoeceu.

O então governador do estado fez um pedido por sua saúde e caso fosse atendido, faria uma procissão no sábado para buscar a imagem da Virgem de Nazaré da capela até o Palácio do Governo e no dia seguinte, haveria uma romaria para deixar a Padroeira dos Paraenses até o local onde foi encontrado, aonde é localizada atualmente a Basílica de Nazaré.

A romaria foi realizada pela parte da tarde e levou um grande número de peregrinos. A cada ano, os milagres atribuídos a Nossa Senhora de Nazaré atraíram várias pessoas ao local onde o caboclo Plácido José de Souza encontrou a imagem.

Em alguns anos, o Círio foi realizado entre os meses de setembro, outubro ou novembro. Somente em 1901, o Círio de Nazaré teve uma data fixa para ser realizada, o segundo domingo de outubro.

(Foto: Diego Beckman/DOL)

(Diego Beckman/DOL, com informações do Círio de Nazaré)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias