Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Círio

Auto do Círio chega na XXI edição em 2015

quinta-feira, 03/09/2015, 14:03 - Atualizado em 03/09/2015, 14:46 - Autor:


O Auto do Círio chega em sua XXI (vigésima primeira) edição em 2015. O evento, que é um programa de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), acontece sempre na sexta-feira antecedente ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 


Este ano, o Auto do Círio será realizado dia 09 de outubro, com o tema Nossa Senhora, Quanta Luz!. Nesta ocasião, artistas da cidade em plena integração ao patrimônio histórico material de Belém, prestam sua homenagem à Virgem de Nazaré se integrando com as comemorações do Círio.


O Auto do Círio, enquanto programa de extensão universitária, foi criado em 1993, pela Profª Zélia Amador de Deus, vice-reitora, juntamente com Margareth Refkalefsky, diretora do Núcleo de Arte da UFPA, hoje Instituto de Ciências da Arte, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua.


A relação entre a Cidade Velha e o Auto do Círio é plena e sentida quando ao ocupar as ruas de Belém, o cortejo é recebido pelos moradores que das varandas e janelas se emocionam, cantam junto e derramam sobre o cortejo o agradável banho de cheiro do Pará.


O número fornecido pela Polícia Militar do Pará sobre a quantidade de público presente na noite do espetáculo saltou de 15.000 pessoas, em 2010, para 40.000 em 2014. O Auto do Círio teve, em 2014, cerca de 300 artistas participando desta edição. Hoje, O Auto do Círio não só ocupa o bairro da Cidade Velha, como movimenta toda a cidade de Belém no que passou a ser compreendido como a grande homenagem dos artistas à Virgem de Nazaré.


Na sua Vigésima Primeira Edição, o Auto do Círio vem com um tema iluminado: Nossa Senhora, Quanta Luz! Procurando assim, remeter ao nosso processo de criação da vida, "e primeiro fez-se a luz". Nessa novo ciclo que se inicia, o Auto do Círio carrega consigo todo o poder e a influência que a luz provoca na vida. Somos seres que necessitam da luz para viver, por ela contamos nossos dias, nossos trabalhos. Luz para iluminar o caminho da vida.


Entre as atividades que se destacam no evento, estão teatro, dança, canto, cenografia e figurino; concepção e confecção de elementos cênicos; experimentação cênica no espaço do espetáculo, isto é, nas ruas da Cidade Velha, entre outras atividades.


(DOL com informações da UFPA)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS