Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Círio

Nossa Senhora é homenageada em Marituba

segunda-feira, 10/11/2014, 05:08 - Atualizado em 10/11/2014, 05:08 - Autor:


Com o tema “Maria de Nazaré, ensina teu povo a rezar”, a comunidade do bairro Dom Aristide (antiga Colônia), em Marituba, celebrou o 72º Círio de Nossa Senhora de Nazaré.


Antes do cortejo, o bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, celebrou missa campal e falou sobre a importância do tema na vida dos cristãos. Segundo ele, assim como a mãe de Jesus frequentava constantemente a casa de Deus para rezar, as pessoas também precisam visitar mais os templos religiosos, zelar por Jesus e rezar.


Para ele, há dois templos: os santuários e os da pessoa humana, constituídos a partir do batismo. “Este templo precisa ser cuidado, amado e respeitado. Deus também faz de nós, santuário”, afirmou.


Este ano, pela primeira vez, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Unidade Especial Abrigo João Paulo II, localizado no bairro.


O abrigo é referência no acolhimento e tratamento de pessoas atingidas pela hanseníase. Fundada em 1942, a unidade cuida de 52 pacientes desassistidos socialmente, além de pacientes que já foram acometidos pela doença e ainda pelos doentes da Colônia do Prata.


O Pará ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro de hansenianos. Em seu sermão, Dom Teodoro falou da importância do trabalho realizado no abrigo e dedicou a missa aos funcionários e pacientes.


O mais antigo deles, Francisco Assis Souza, de 84 anos e morador do abrigo desde 1945, ficou emocionado em poder participar da missa.


“É sempre uma alegria receber tanta gente. Pedi à Nossa Senhora que sempre nos abençoe e nos dê saúde”, disse ele.

PROCISSÃO


Após a missa, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré sairam em procissão pelas principais ruas do bairro.


Durante o trajeto de cerca de duas horas, a imagem da padroeira recebeu diversas homenagens e terminou com a bênção final na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.


Originado como uma pequena procissão para abençoar os hansenianos, o Círio de Nazaré, em Marituba, já faz parte da história do lugar, antes mesmo dele se tornar município.


A berlinda foi puxada pelos guardas da santa protegidos por uma enorme corda semelhante à do Círio de Belém.


Segundo o pároco, Jaime Bernardi, a programação se estenderá até o dia 16 de novembro com atrações culturais, celebrações diárias e realização do Círio das Crianças.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS