plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Programação marca o encerramento do Círio

Após 14 dias de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, a 222ª edição do Círio de Nazaré será encerrada solenemente neste domingo (26) pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa. A programação terá início às 19h30 com a Missa de Encerramento, celebr

Após 14 dias de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, a 222ª edição do Círio de Nazaré será encerrada solenemente neste domingo (26) pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa. A programação terá início às 19h30 com a Missa de Encerramento, celebrada na Basílica Santuário de Nazaré pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

Após a solenidade, o Círio Musical terá o seu último espetáculo com a apresentação do padre Sidney, na Concha Acústica da Praça Santuário. O show pirotécnico ocorrerá por volta das 22h, com duração de cerca de 12 minutos, conforme foi estipulado pelo Termo de Notificação expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para participar e viver momentos de muita emoção. O Ita Center Park, instalado no arraial de Nazaré, será encerrado neste dia às 21h.

Policiais militares, civis, bombeiros, guardas municipais, representantes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Cruz Vermelha e da Guarda Municipal de Belém farão a segurança durante toda a programação de encerramento. Além disso, será bloqueado o acesso de veículos das vias próximas à Praça Santuário, visando garantir mais tranquilidade aos espectadores que assistirão ao show pirotécnico.

FOGOS

A organização do Círio 2014 conseguiu cumprir todas as condicionantes estabelecidas pela Semma, que, na noite deste domingo (26), deslocará uma equipe técnica para fazer o monitoramento do show pirotécnico. Por mais um ano, os fogos serão instalados na 28ª Circunscrição de Serviço Militar (28ª CSM), na travessa 14 de Março.

Técnicos da Semma estiveram na última sexta-feira no quartel do Exército, localizado próximo à Basílica Santuário, para vistoriar os fogos que serão utilizados no encerramento da Festividade do Círio 2014. A equipe técnica constatou que as condicionantes exigidas à Diretoria da Festa foram cumpridas.

O calendário da Festa Nazarena de 2014 somou ao todo 12 romarias, incluindo a mais nova procissão do Círio, a Romaria dos Corretores, realizada às 5h30 de hoje. A saída será da Basílica do Santuário, com trajeto até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, depois retorna para a Basílica.

No domingo pela manhã, a partir das 7h, será realizada a terceira romaria mais antiga da Festividade Nazarena, a Procissão da Festa. Todos os anos, uma comunidade católica é homenageada. Este ano, a Procissão sairá da comunidade Padre Afonso, no fim da avenida Generalíssimo Deodoro, em direção à Basílica Santuário. A procissão deve reunir 30 mil pessoas.

A Procissão do Recírio é a última do calendário da Festa. Ocorrerá nesta segunda-feira (27), porém antes será realizada, às 6h, uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira na Praça Santuário. Com a presença da Diretoria da Festa e da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a procissão sairá às 7h e os devotos contornarão a Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar ao Colégio Gentil Bittencourt, encerrando assim a Festividade de Nazaré 2014.

“Temos a certeza de que tudo o que foi proposto foi executado satisfatoriamente, principalmente a evangelização por tudo o que se viu, tudo o que se presenciou, o Círio alcançou o seu objetivo, que é aproximar as pessoas de Jesus Cristo através de Nossa Senhora. O tema “Ensina teu filho a rezar” também foi muito bem trabalhado. O Recírio também será um momento de emoção, alegria e saudade”, afirmou o diretor-coordenador da Festa, Jorge Xerfan.

Fiéis lotam Basílica para assistir à missa de Dom Orani

Centenas de fiéis lotaram a Basílica de Nazaré, na noite de ontem, para assistir à missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Foi a primeira vez que ele veio a Belém após ser nomeado cardeal para o Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

O arcebispo veio a Belém a convite do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, para celebrar uma das missas da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “É uma pessoa que tem todos os laços de fraternidade com os outros bispos e com o povo católico da cidade”, declarou Dom Alberto.

Após a celebração da liturgia, Dom Orani falou da alegria de voltar à cidade onde foi arcebispo por cinco anos. “É sempre uma alegria estar em Belém e dividir um pouco da fé e da devoção do povo do Pará”, disse. O arcebispo também falou de sua relação com a cidade do Rio de Janeiro. Disse que os cariocas são fiéis e que se sente gratificado em poder servir a uma população tão alegre e ao mesmo tempo sofrida pela pobreza.

Os participantes da missa ouviram de Dom Orani uma mensagem de paz e misericórdia, que, segundo o cardeal, deve ser trabalhada pela igreja.

O tema foi debatido no 3º Congresso Apostólico Mundial da Divina Misericórdia, realizado em agosto. Segundo Dom Orani, é necessário que as pessoas saibam perdoar, pois o perdão é a misericórdia dos irmãos pelo amor de Deus.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias