Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
ARTE CONTRA TODO O MAL

Auto do Círio se transforma e cortejo será por videoperformances

As homenagens de seus artistas-devotos ainda se farão presentes, assim como o próprio Círio de Nazaré, por meio da internet

sexta-feira, 09/10/2020, 08:50 - Atualizado em 09/10/2020, 09:00 - Autor: Lais Azevedo


Auto do Círio é um dos símbolos artísticos e culturais da maior festa religiosa do Brasil
Auto do Círio é um dos símbolos artísticos e culturais da maior festa religiosa do Brasil | Anderson Barbosa/Arquivo

As ruas da Cidade Velha vão estar silenciosas hoje à noite, pela primeira vez em 26 anos, sem o colorido, as fantasias, as alegorias e as batidas de bateria de escola de samba que anunciavam a sexta-feira de Auto do Círio. Mas as homenagens de seus artistas-devotos ainda se farão presentes, assim como o próprio Círio de Nazaré, por meio da internet, com uma transmissão a partir das 20h30, no YouTube. “O Auto do Círio é patrimônio imaterial, então, quando a gente mantém ele virtualmente, mantém ele vivo”, diz Tarik Coelho, coordenador do espetáculo, realizado como um programa de extensão da UFPA.

Quem desejava participar das atividades de criação do cortejo-encenação, enviou material por meio do site oficial do evento, dançando, cantando, encenando ou performando. E houve inscrição e preparação virtual do elenco para a tradicional encenação que ocorre em pontos-chaves do cortejo. Tarik conta que houve “a participação do elenco em peso” e que haverá a participação de artistas como Cacau Novaes, Alba Maria e da Academia Paraense de Porta-Bandeira, Mestre-Sala e Porta-Estandarte. “Recebemos vídeos das cidades de Santo Antônio do Tauá, Santarém, Breves”, orgulha-se, sobre a expansão possível através da participação em vídeos.

O professor Aníbal Pacha também realizou uma Oficina de Criação e Confecção de Bonecos, com encontros na plataforma Google Meet, que teve a participação de nove bonequeiros. “Nós vamos seguir bem no espírito do que é o Auto do Círio. Com as encenações, momentos de música, permeados por vídeos-homenagens que recebemos. Vamos ter também nossa apoteose”, diz ele, sem querer revelar demais para o público que vai acompanhar de casa. Os figurinos, assim como já ocorria durante a encenação de rua, foram confeccionados pelos próprios brincantes, em sua maioria, com orientação dos organizadores.

Para as homenagens, o cortejo-encenação traz como tema gerador “Mãe, Livrai-nos do Mal, Amém!”. “Um misto de oração e súplica para que possamos enfrentar todo o mal que estamos passando nesses tempos recentes de nossa história, que possamos, juntos de Maria, conseguir superar e nos livrar dessas mazelas que estamos passando. Pedimos e rogamos à Nossa Mãe que todo mal nos seja afastado, para que possamos viver em plenitude de sua glória”, diz Tarik.

DE CASA

26º Auto do Círio

Quando: Hoje, às 20h30

Onde acompanhar: Youtube.com/AutoDoCírio

Quanto: Gratuito

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS