Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
FÉ E DEVOÇÃO!

Festividade do 227º Círio de Nazaré encerra neste domingo

domingo, 27/10/2019, 08:24 - Atualizado em 27/10/2019, 08:25 - Autor: Com informações da assessoria


No total foram 15 dias de devoção e expressão de fé a Nossa Senhora de Nazaré.
No total foram 15 dias de devoção e expressão de fé a Nossa Senhora de Nazaré. | Gabriel Buenãno/Guarda de Nazaré

O encerramento da 227ª edição do Círio de Nazaré ocorre neste domingo (27), com uma missa celebrada por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Prelado Emérito do Marajó, na Basílica Santuário, às 18h.

No total foram 15 dias de devoção e expressão de fé a Nossa Senhora de Nazaré.

Após a missa, segue a cerimônia de encerramento da festividade, na Casa de Plácido, com a presença de toda a Diretoria da Festa.

Na ocasião será anunciado o novo casal coordenador e o tema do Círio 2020. Após este momento ocorre o desligamento das luzes da fachada da Basílica Santuário, para iniciar a projeção do vídeo mapping, às 21h50, que terá duração de cinco minutos, em que será projetado para o público o tema do Círio 2020 e imagens que marcaram a festividade este ano, do domingo, da Trasladação e de alguns ícones da festa, como corda, manto e Berlinda, seguido do show pirotécnico, previsto para iniciar 22h. 

O espetáculo de fogos deve durar cerca de 10 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, o espetáculo será apresentado em uma plataforma de estrutura metálica localizada no campo de futebol do exército, localizado na TV. 14 de março. Serão disparadas 2.580 bombas. 

Segurança - Para garantir a segurança do encerramento da festa, cerca de 1.500 pessoas estarão trabalhando. Serão policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, representantes da SeMOB, da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré.

Outra medida de segurança tomada no encerramento da festa foi o bloqueio para o acesso de veículos das vias das áreas próximas à Praça Santuário de Nazaré. Esta ação vai permitir que os fiéis possam concentrar-se com mais facilidade para assistir ao espetáculo pirotécnico.

Trânsito - Segundo a SeMOB, o perímetro localizado próximo à Basílica de Nazaré será interditado para a queima de fogos a partir das 16h.

Os pontos interditados serão a avenida Governador José Malcher com a Generalíssimo Deodoro e com a Vila Leopoldina, Avenida Nazaré com a travessa Rui Barbosa, e avenida Gentil Bittencourt com as travessas Quintino Bocaiúva e 14 de Março.

As linhas de ônibus que operam ao longo da avenida Nazaré, rumo ao bairro de São Brás, terão os itinerários desviados a partir da Rui Barbosa, em direção à Gentil Bittencourt, a destino.

Já as linhas que transitam pela Quintino Bocaiúva, em direção à avenida Visconde de Souza Franco, também deverão desviar para a Gentil Bittencourt, em seguida subir pela travessa 14 de Abril, retornar para a Governador José Malcher, até a avenida Visconde de Souza Franco, a destino. 

A partir de 21h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por questões de segurança e por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente no dia seguinte.

Confira a programação

18h – Missa, na Basílica Santuário

21h – Encerramento com apresentação do novo casal coordenador e o tema do Círio 2020, na Casa de Plácido.

22h – Espetáculo de encerramento, na Praça Santuário

 



Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS