Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
CÍRIO 2019

Nossa Senhora de Nazaré chega à Basílica em um dos Círios mais rápidos da história

domingo, 13/10/2019, 11:43 - Atualizado em 13/10/2019, 12:14 - Autor: Diario Online


| Fernando Torres

Teve fim a principal romaria do Círio de Nazaré 2019, por volta das 11h30 deste domingo  (13), após quatro horas e meia da procissão que levou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral de Belém até a Basílica Santuário. O Círio é considerado um dos mais rápidos da história. 

Entre os momentos de emoção e homenagens, o percurso também foi marcado, infelizmente, pelo corte da Corda em duas estações, a primeira e a terceira, nas proximidades do edifício Manoel Pinto da Silva. Câmeras da RBATV flagraram o tumulto e a briga de um grupo de promesseiros por um pedaço de corda.

O corte antecipado ocorreu, mais uma vez, em detrimento a diversas campanhas realizadas pela diretoria do Círio nas redes sociais, pedindo para que um dos principais símbolos da procissão não fosse cortado.

Outro momento que marcou a procissão deste ano foi o atrelamento da Corda à berlinda. A ação, que deve ocorrer de forma cirúrgica e rapidamente, durou exatos 26 segundos.

Icoaraci Castro, responsável pelo atrelamento da corda

Icoaraci Castro, responsável pelo atrelamento da corda. Foto: Diego Beckman/DOL

CÍRIO 2019
A programação dominical do Círio de Nazaré teve início às 5h30, quando Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, convidado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, deu início a missa campal da romaria principal do  Círio de Nazaré.

Por volta das 7h, a 227 edição da procissão foi iniciada, e a imagem de Nossa Senhora ganhou as ruas de Belém em mais uma manifestação de fé.

Veja o percurso da procissão: 

 

Avenida Nazaré
Avenida Nazaré Ana Paula
 

A corda foi cortada na terceira estação.

 

Imagem Peregrina já toma as ruas da Avenida Nazaré.

Gabriel Buenaño/Guarda da Santa
 

Ana Paula
 

Visão do Edifício Manoel Pinto da Silva. 

Romaria já percorreu 2 km e está na esquina na Avenida Nazaré.

Promesseiros
Promesseiros Árvaro Vinente
 

Ao longo da Avenida Presidente Vargas, mulher de joelho segue pagando a sua promessa.

Berlinda segue na Avenida Presidente Vargas.
Berlinda segue na Avenida Presidente Vargas. Diego Beckman
 

Imagem peregrina está na Rua Boulevard Castilho França com Avenida Presidente Vargas.

Estação das Docas
Estação das Docas Diego Beckman
 

Procissão está na Rua Boulevard Castilho França.

Corda demorou 26 segundos para ser atrelada à Berlinda.

Praça do Relógio - Procissão vai pela Rua Boulevard Castilho França, Avenida Presidente Vargas, Avenida Nazaré, terminando na Praça Santuário.
Praça do Relógio - Procissão vai pela Rua Boulevard Castilho França, Avenida Presidente Vargas, Avenida Nazaré, terminando na Praça Santuário. Gabriel Buenaño/Guarda da Santa
 

Diego Beckman
 

Por volta das 7h, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é colocada na sua berlinda e ganha as ruas de Belém. O percurso será de 3,600 km em cerca de 5 horas de procissão.

Milhares de romeiros esperam pelo início da procissão.
Milhares de romeiros esperam pelo início da procissão. Ana Paula
 

Missa campal iniciou por volta das 5h30.
Missa campal iniciou por volta das 5h30. Diego Beckamn
 

A movimentação no bairro da Cidade Velha é intensa desde sábado (12). Muitas pessoas ficaram no local após a Trasladação para esperar a procissão do principal do Círio.

Grupo de Pessoas está desde a meia noite esperando para pagar suas promessas na corda. corda
Grupo de Pessoas está desde a meia noite esperando para pagar suas promessas na corda. corda Ana Paula
 

Ana Paula
 

Ana Paula
 

A Berlinda dese ano foi preparada pelo Paulo Morelli. Foram usadas 15 mil flores, a maioria cravos, que vieram de São Paulo. Porém, foram adicionadas hortênsias e orquídeas vermelhas, de produção regional. Toda vermelha, representando o sangue, Cruz e Maria. Mãe, que no sofrimento ao ver o sangue de seu filho derramado na cruz recebe a humanidade inteira como filhos: Jesus, morreu na cruz para salvar a humanidade inteira.
A Berlinda dese ano foi preparada pelo Paulo Morelli. Foram usadas 15 mil flores, a maioria cravos, que vieram de São Paulo. Porém, foram adicionadas hortênsias e orquídeas vermelhas, de produção regional. Toda vermelha, representando o sangue, Cruz e Maria. Mãe, que no sofrimento ao ver o sangue de seu filho derramado na cruz recebe a humanidade inteira como filhos: Jesus, morreu na cruz para salvar a humanidade inteira. Gabriel Buenaño
 

 

| Fernando Torres
| Fernando Torres
| Fernando Torres

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS