plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUITA COMIDA

Veja os cuidados necessários com exageros no almoço de Círio

É Círio outra vez! E nesta época do ano, o paraense costuma reunir a família à mesa para confraternizar e saborear os pratos típicos que fazem parte do tradicional almoço de Círio. É comum que muitos paraenses possam exagerar um pouco, mas o cardápio c

Imagem ilustrativa da notícia Veja os cuidados necessários com exageros no almoço de Círio camera Nutricionista dá dicas para uma alimentação mais saudável durante o tradicional almoço de Círio. | Divulgação

É Círio outra vez! E nesta época do ano, o paraense costuma reunir a família à mesa para confraternizar e saborear os pratos típicos que fazem parte do tradicional almoço de Círio. É comum que muitos paraenses possam exagerar um pouco, mas o cardápio calórico do Círio exige cuidados com a saúde.

Diante de tantas opções, o que fazer para evitar o exagero? A nutricionista do Hapvida, Raphaela Capela, dá dicas e explica que moderar e equilibrar as refeições ao longo do dia, consumindo alimentos integrais, ricos em fibras, além de muita água, ajuda a evitar o exagero. “Se sabemos que o almoço será mais carregado, devemos ter um café da manhã, lanches e jantar mais cautelosos. Equilíbrio é a palavra!”, comenta.

Com ingredientes básicos nativos da Amazônia, a culinária paraense tem influência indígena e é conhecida por sua riqueza de iguarias, como a folha da maniva e o caldo do tucupi, extraído da mandioca, ingredientes que são a base dos pratos da Maniçoba e do Pato no Tucupi, atrações do almoço de Círio. A tradicional Maniçoba, que leva carne de porco e embutidos em sua receita, é rica em gordura e sódio, uma boa opção para não deixar de saborear este prato típico, segundo Raphaela, seria substituir os ingredientes tradicionais por carnes magras ou pela maniçoba vegana. “A maniçoba light é uma boa opção, pois leva apenas carnes magras, sem usar as partes do porco e carnes embutidas. Temos alguns restaurantes que servem maniçoba vegana, também é uma opção mais saudável e que não deixa a desejar ao paladar”, garante.

Outro prato que, apesar de saboroso, requer atenção, é o Pato no Tucupi. A nutricionista comenta que apesar de ser menos calórico, este prato é constituído em sua maioria de carboidratos, pois é originado da mandioca, e dá a dica: “ao comer o frango ou pato no tucupi também devemos retirar as peles, pois é onde encontramos bastante gordura, e preferir as partes mais brancas da carne, que também são mais magras. Também deve ser consumido com moderação por quem tem alguma restrição de carboidratos na dieta e aqueles com quadro de gastrite, esofagite ou refluxo devido sua acidez”, afirma.

Manter um estilo de vida saudável, com práticas de atividades físicas e controle da alimentação, especialmente em datas festivas, como o Círio, é a melhor forma de ficar livre de um possível mal-estar e evitar a briga com a balança.

Veja os cuidados necessários com exageros no almoço de Círio
📷 |Divulgação
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias