Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
IGREJA

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua

quinta-feira, 10/10/2019, 08:54 - Atualizado em 10/10/2019, 09:06 - Autor: Cintia Magno


| Wagner Santana

Ponto de partida do Círio de Nazaré, a Catedral Metropolitana de Belém, ou Igreja da Sé, teve sua fundação iniciada ainda no século XVII, quando a construção era apenas uma simples capela. Foi depois de passar por uma série de intervenções que a edificação chegou à exuberante silhueta que hoje pode ser avistada ao longe por quem se aproxima de Belém pela Baía do Guajará. Toda essa beleza e importância histórica da catedral são homenageadas na edição de hoje do DIÁRIO, em mais uma publicação da série “Círio Catedrais”.

Wagner Santana
 


Encartada em lâminas de papel que permitem a sua montagem em formato de miniatura, a Igreja da Sé é a segunda da série que pretende homenagear três importantes igrejas localizadas no percurso do Círio de Nazaré: incluindo a Basílica Santuário de Nazaré e a Igreja de Santo Alexandre (encartada no último dia 3).

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras que deram origem à atual configuração da igreja tiveram início em 1748, quando o estilo barroco predominante na península ibérica ainda exercia forte influência sobre as construções erguidas em Belém. As obras foram mantidas até que, em 1755, sua responsabilidade foi entregue ao arquiteto italiano Antônio Landi, que influenciou a configuração da fachada superior em estilo neoclássico.

 


SONHO

Foi apenas em 1888, porém, que a catedral passou por uma grande reforma comandada pelo Bispo Dom Macedo Costa. A história conta que Dom Macedo Costa teria sonhado com Santa Maria de Belém, padroeira da capital paraense, que lhe pediu que deixasse a catedral mais ‘sagrada’. No teto da Catedral é possível ver uma pintura que conta essa história, com a representação de Dom Macedo Costa e de Santa Maria de Belém falando com ele.

A partir de então várias reformas foram realizadas no interior da igreja. O altar-mor é ornamentado por esculturas em mármore enviadas de Roma. Já os altares laterais guardam belos quadros pintados por artistas como o italiano Domenico de Angelis, em que cada uma homenageia um santo diferente. O órgão da Catedral foi construído pelo francês Aristide Cavaillé-Coll e é considerado o maior órgão de tubos da América Latina.

 


Último fascículo

A terceira e última maquete será a da Basílica Santuário de Nazaré, que será publicada no próximo dia 17 de outubro. A série “Círio Catedrais” tem patrocínio da Alepa, Fibra, Hapvida e Norte Energia.

 


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS