plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
IGREJA

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua

Ponto de partida do Círio de Nazaré, a Catedral Metropolitana de Belém, ou Igreja da Sé, teve sua fundação iniciada ainda no século XVII, quando a construção era apenas uma simples capela. Foi depois de passar por uma série de intervenções que a edificaçã

Imagem ilustrativa da notícia DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua camera Wagner Santana

Ponto de partida do Círio de Nazaré, a Catedral Metropolitana de Belém, ou Igreja da Sé, teve sua fundação iniciada ainda no século XVII, quando a construção era apenas uma simples capela. Foi depois de passar por uma série de intervenções que a edificação chegou à exuberante silhueta que hoje pode ser avistada ao longe por quem se aproxima de Belém pela Baía do Guajará. Toda essa beleza e importância histórica da catedral são homenageadas na edição de hoje do DIÁRIO, em mais uma publicação da série “Círio Catedrais”.

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua
📷 |Wagner Santana

Encartada em lâminas de papel que permitem a sua montagem em formato de miniatura, a Igreja da Sé é a segunda da série que pretende homenagear três importantes igrejas localizadas no percurso do Círio de Nazaré: incluindo a Basílica Santuário de Nazaré e a Igreja de Santo Alexandre (encartada no último dia 3).

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras que deram origem à atual configuração da igreja tiveram início em 1748, quando o estilo barroco predominante na península ibérica ainda exercia forte influência sobre as construções erguidas em Belém. As obras foram mantidas até que, em 1755, sua responsabilidade foi entregue ao arquiteto italiano Antônio Landi, que influenciou a configuração da fachada superior em estilo neoclássico.

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua
📷 |

SONHO

Foi apenas em 1888, porém, que a catedral passou por uma grande reforma comandada pelo Bispo Dom Macedo Costa. A história conta que Dom Macedo Costa teria sonhado com Santa Maria de Belém, padroeira da capital paraense, que lhe pediu que deixasse a catedral mais ‘sagrada’. No teto da Catedral é possível ver uma pintura que conta essa história, com a representação de Dom Macedo Costa e de Santa Maria de Belém falando com ele.

A partir de então várias reformas foram realizadas no interior da igreja. O altar-mor é ornamentado por esculturas em mármore enviadas de Roma. Já os altares laterais guardam belos quadros pintados por artistas como o italiano Domenico de Angelis, em que cada uma homenageia um santo diferente. O órgão da Catedral foi construído pelo francês Aristide Cavaillé-Coll e é considerado o maior órgão de tubos da América Latina.

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua
📷 |

Último fascículo

A terceira e última maquete será a da Basílica Santuário de Nazaré, que será publicada no próximo dia 17 de outubro. A série “Círio Catedrais” tem patrocínio da Alepa, Fibra, Hapvida e Norte Energia.

DIÁRIO lança maquete da Igreja da Sé. Veja como adquirir e montar a sua
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias