plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CALENDÁRIO

Programação oficial do Círio começa nesta terça-feira

Hoje (8), inicia oficialmente o 227º Círio de Nazaré, com uma missa na Basílica Santuário, às 18h. A celebração será presidida por Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil.Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os

Imagem ilustrativa da notícia Programação oficial do Círio começa nesta terça-feira camera Irene Almeida/Arquivo

Hoje (8), inicia oficialmente o 227º Círio de Nazaré, com uma missa na Basílica Santuário, às 18h. A celebração será presidida por Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil.

Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado, Patrocinadores e Apoiadores oficiais do Círio acompanharão o momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da Basílica serão acesas, quando será aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2019. Logo em seguida apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém.

Ainda na mesma programação, na Casa de Plácido, ocorrerá a premiação dos vencedores do XXV Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado pelo aluno Rodrigo Almeida, do Colégio Santa Catarina de Sena. O segundo lugar foi de Eliana Castro, do Centro de Ensino Reino Encantado - CEEP Maguari, e o terceiro, de Carlos Eduardo Guimarães, Grupo Educacional Ideal. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados.

Em seguida, as instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2019 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da Festividade. Até o dia da procissão principal, no domingo (13), haverá eventos programados, como missas, vigílias, cerimônias, além das 12 romarias já tradicionais. Confira, abaixo, o calendário oficial da Festa de Nazaré.

Livro oficial da festa será lançado nesta terça

Com o tema “Do que o Círio é feito”, o Livro do Círio Oficial reúne diversos aspectos importantes sobre a maior celebração de fé e religiosidade do povo paraense, que também envolve cultura, arte, símbolos, gastronomia e sobretudo, as pessoas.

O 11º volume da publicação da coleção Círio será lançado pelas editoras Verde e Guia hoje (08), às 20h, durante a abertura oficial da programação do Círio 2019. A obra tem a chancela da Arquidiocese de Belém, Congregação dos Padres Barnabitas e Diretoria da Festa de Nazaré. A produção da publicação envolveu o trabalho de 30 profissionais entre editores, produtores, redatores, revisores, fotógrafos e designers gráficos, inclusive artistas plásticos paraenses renomados como Geraldo Teixeira e Odair Mindello, que possuem obras relacionadas a festa nazarena.

Um dos destaques da edição deste ano, é a capa do livro que terá uma obra exclusiva criada pelo talentoso artista plástico, Odair Mindello. Com mais de 200 páginas, o livro da coleção Círio é uma edição requintada e bilíngue, que a cada ano renova o olhar sobre a maior festividade católica do mundo, reunindo desta vez mais de 400 fotografias, que demonstram diversas facetas da manifestação da fé mariana. Além disso, a obra conta com três artigos sobre o manto e a berlinda da Virgem de Nazaré, que foram assinados pela jornalista, escritora e especialista em Círio, Mizar Bonna e pelo também jornalista e membro da Academia Paraense de Letras, João Carlos Pereira.

O jornalista Mauro Bonna, que também é um dos editores responsáveis pelo livro, destaca que a obra é uma peça importante para as instituições paraenses e tradicionalmente faz parte do Círio, inclusive é utilizada como souvenir para clientes e visitantes, além de estar disponível nos melhores hotéis da capital paraense.

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ 2019

l Dia 08 - 18h – Missa de Abertura Oficial do Círio 2019 – Basílica Santuário

l Dia 09 - 8h – Abertura da Vigília de Adoração/Oração – Capela Bom Pastor e às 21h – Transportes dos Carros para os galpões da CDP – Saída da Praça Santuário

l Dia 10 - 18h - Missa de Apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré – Basílica Santuário

l Dia 11 - 6h30 – Encerramento da Vigília de Adoração/Oração – Capela Bom Pastor /7h – Missa e Traslado para Ananindeua e Marituba – Basílica Santuário

l Dia 12 - 5h30 – Romaria Rodoviária – Paróquia Nossa Senhora das Graças –Ananindeua / 9h – Missa e Romaria Fluvial – Trapiche de Icoaraci / 11h30 – Motorromaria – Pça. Pedro Teixeira / 12h30 – Cerimônia de Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória – Basílica Santuário / 16h30 – Missa e Trasladação – Colégio Gentil Bittencourt / 17h30 – Trasladação

l Dia 13 - 05h30 – Missa e Círio de Nazaré – Catedral Metropolitana de Belém / 7h – Círio de Nazaré

l De 13 a 27 – 20h -Programação Cultural – Círio Musical na Concha Acústica

l Dia 19 - 8h - Ciclorromaria – Praça Santuário / 16h – Missa e Romaria da Juventude – Paróquia a ser definida

l Dia 20 - 7h – Missa e Romaria das Crianças – Praça Santuário

l Dia 27 - 7h – Missa e Procissão da Festa – Comunidade da Paróquia de Nazaré/ 18h – Missa de Encerramento do Círio – Basílica Santuário/ 22h – Espetáculo de Encerramento do Círio – Praça Santuário.

l Dia 28 - 5h30 – Cerimônia de Retorno da Imagem Original ao Glória – Basílica Santuário/ 6h – Missa e Recírio –Praça Santuário.

Hospital Metropolitano fará atendimento de romeiros

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) irá atender os fiéis nos próximos dias 11, 12 e 13. Pelo sexto ano consecutivo, a unidade estadual atuará com três pontos específicos: em frente ao hospital, na BR-316; em uma balsa flutuante durante a romaria fluvial e em um posto avançado na avenida Presidente Vargas, durante a procissão de domingo. Em 2018, foram atendidas 455 pessoas. Durante as festividades, em diferentes momentos, ocorre a passagem da berlinda de Nazaré em frente ao Hospital Metropolitano, por onde passam também centenas de promesseiros. Para atender aqueles que chegam à cidade a pé, advindos de outros municípios, a unidade de saúde reunirá pesquisadores, profissionais e residentes da área da saúde em um posto de cuidados multiprofissionais.

Programação oficial do Círio começa nesta terça-feira
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias