Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
SAÚDE

Veja onde estarão os pontos de atendimentos das romarias do Círio de Nazaré

segunda-feira, 07/10/2019, 07:48 - Atualizado em 07/10/2019, 07:48 - Autor: (Cintia Magno/ Diário do Pará)


Pontos de atendimento estarão em locais estratégicos ao longo das romarias
Pontos de atendimento estarão em locais estratégicos ao longo das romarias | Ney Marcondes

Mais de 80 mil pessoas devem ser recebidas, em Belém, em decorrência das festividades do Círio de Nazaré. Somado aos que já vivem na capital, o grande volume de pessoas que deverão se concentrar na cidade chama a atenção para a necessidade de reforço nos atendimentos de saúde não apenas no trajeto das procissões, mas também nos bairrosmais afastados.

Para que seja possível identificar rapidamente onde recorrer em casos de urgência e emergência, o DIÁRIO traçou um panorama dos atendimentos de saúde oferecidos em Belém, no final de semana do Círio. Ao longo das principais romarias, a Trasladação e a do Círio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Defesa Civil Municipal manterão postos estratégicos de atendimento que contarão, cada um, com equipe formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e voluntários. Normalmente, tais postos atendem casos como aumento de pressão arterial, desmaios ou desidratação, pequenastorções e febres.

REDES

Em casos mais graves, haverá retaguarda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para transferências às redes de urgência e emergência.

Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atuará em três frentes: disponibilização de ambulâncias pelo 1º Centro Regional da Sespa; atendimentos nos postos fixos montados pela Cruz Vermelha; atuação junto ao Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), para compartilhamento de informações de saúde para apoiar as decisões durante os eventos e monitorar eventuais incidentes. As ações da secretaria relacionadas à programação do Círio seguem até o dia 28 de outubro.

Reprodução
 


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS