plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SÍMBOLO DA FÉ

Quer ver de perto a corda oficial do Círio 2019? Saiba como!

Os paraenses e turistas que visitarem a Estação das Docas a partir deste sábado (28), poderão ver de perto um dos mais importantes símbolos da fé paraense: a corda oficial que será utilizada na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019.A corda ch

Imagem ilustrativa da notícia Quer ver de perto a corda oficial do Círio 2019? Saiba como! camera Exposição da Corda do Círio 2019 ficará aberta ao público no período de 28 de setembro a 12 de outubro. | Agência Pará/Reprodução

Os paraenses e turistas que visitarem a Estação das Docas a partir deste sábado (28), poderão ver de perto um dos mais importantes símbolos da fé paraense: a corda oficial que será utilizada na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019.

A corda chegará ao complexo por volta das 18h de hoje, após passar por vistoria da Diretoria da Festa de Nazaré e da Guarda de Nazaré. O percurso terá o apoio da Polícia Militar do Estado do Pará, que fará a segurança do símbolo.

Antes de ser enviada até a Estação das Docas, no sábado (28), a Diretoria da Festa de Nazaré e a Guarda de Nazaré realizam uma inspeção geral na Corda do Círio e Trasladação.

A vistoria visa checar detalhes do ícone da festa de Nazaré, como argolas, nós e estações, para garantir a segurança dos promesseiros. Também será verificado se os 800 metros da corda estão em perfeitas condições para serem usados nas procissões.

Logo em seguida os 400 metros de Corda seguirão em direção ao Armazém 2 da Estação das Docas. Enquanto isso, o Coral e Ministério de Música da Guarda de Nazaré estarão no complexo animando os fiéis que aguardam a chegada da corda.

O momento é um marco dentro das programações em homenagem ao Círio, que realiza pela primeira vez na Estação das Docas a exposição da Corda e também a exposição fotográfica da Guarda de Nazaré, já aberta para visitação.

"A Estação das Docas é um ponto crucial para a logística, pois no Círio estendemos a corda em frente ao complexo e como ela estará em exposição no complexo agilizará o nosso trabalho. Além do fato de mostrar ao público de perto este ícone, que muitos não conseguem nem chegar próximo ou até mesmo ver, considerando que são cerca de 7 mil romeiros na corda do Círio", avalia o diretor de procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Antônio Souza.

Histórico - A corda passou a fazer parte do Círio em 1855, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os bois não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

A exposição da Corda do Círio 2019 é uma realização do Governo do Pará através da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas com apoio da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e da Polícia Militar do Estado do Pará.

Serviço:

Exposição da Corda do Círio 2019 - Armazém 2

De 28/09 a 12/10

Exposição fotográfica "Guarda de Nazaré - 45 anos de amor e fé" - Armazéns 1 e 2

De 26/09 a 20/10

Programação gratuita

Horário de funcionamento da Estação das Docas:

Segunda e terça - 10h às 00h

Quarta - 10h às 01h

Quinta, sexta e sábado - 10h às 02h

Domingo - 9h às 00h

No período do Círio os horários serão alterados, conforme abaixo:

Dia 11/10 (sexta) - 10h às 02h

Dia 12/10 (sábado) - 8h às 16h (neste dia o estacionamento abre às 06h da manhã)

Dia 13/10 (domingo) - 16h às 00h

Quer ver de perto a corda oficial do Círio 2019? Saiba como!
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias