plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
BANCO DA AMAZÔNIA

Círio 2019: Inclusão e cores na exposição “as cores da fé”

O Círio de Nazaré representado pelas cores vibrantes como ferramenta de inclusão social. Essa é a proposta da exposição “As cores da fé”, da artista plástica Darcilene Batista. A mostra traz um conceito visual inovador, adaptada em braile, que permite

Imagem ilustrativa da notícia Círio 2019: Inclusão e cores na exposição “as cores da fé” camera Renata Maciel/Divulgação

O Círio de Nazaré representado pelas cores vibrantes como ferramenta de inclusão social. Essa é a proposta da exposição “As cores da fé”, da artista plástica Darcilene Batista. A mostra traz um conceito visual inovador, adaptada em braile, que permite deficientes visuais apreciarem as obras através de um código universal para cores. A abertura da exposição será nesta segunda-feira (23), às 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, e segue até o dia 1º de novembro, de 9h às 17h.

De acordo com a curadora e responsável pela mostra, Darcilene Costa, a exposição reproduz a maior festa religiosa do Brasil através das cores, religião e da cultura por meio da inclusão. Permite que a pessoa com deficiência visual identifique a relação das cores primárias, secundárias, tons escuros e claros, apresentado nos elementos da festa como o pato do tucupi, manto e a berlinda. “É uma releitura poética do Círio do Nazaré, que é representado através de uma ampla paleta de cores, sugerindo a linguagem visual e o invisível da fé, com o diferencial de pensar na diversidade humana”, explicou.

Darcilene informa que a mostra foi organizada em quatro blocos distintos, mas que se complementam, propondo contar as doze procissões do Círio, e a bela harmonia e estética da festividade mariana. Um desses blocos é denominado de “O invisível da fé”, espaço especial de inclusão. A exposição traz a corda do Círio colorida, promessas, imagens dos mantos oficiais, telas temáticas, mantos sensoriais, cartazes, o glória feito de miriti entre outros objetos que integram o cenário lúdico da fé idealizado pela artista.

“A mostra traduz em sua essência a emoção, a contemplação do elemento de comunicação visual com a cor, que comunica e media a fé, através da luz que a Virgem Maria emana e ilumina o povo da Amazônia para tanta criatividade”, comentou.

Há 19 anos trabalhando com o Círio, Darcilene caracteriza como um desafio essa expressão de fé por meio de suas obras. “Procuro incentivar de forma especial a valorização de um bem cultural, sendo uma oportunidade de potencializar uma programação cultural aos devotos e visitantes contempladores de arte”, avalia.

Serviço

Exposição “As cores da fé”

Visitação: 24 de setembro a 1º de novembro de 2019, de 9h às 17h.

Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia (Av. Pres. Vargas, 800)

Círio 2019: Inclusão e cores na exposição “as cores da fé”
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias