Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


26°
R$
MÃE DE TODAS AS MATAS

Auto do Círio celebra 25ª edição e inscrições para o cortejo abrem na próxima segunda (16)

quinta-feira, 12/09/2019, 21:43 - Atualizado em 18/09/2019, 14:01 - Autor: Com informações beiradorio.ufpa


| Fernando Sette/Comus

O Auto do Círio, espetáculo-cortejo de Artes Cênicas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, será realizado na sexta-feira que antecede a Trasladação e o Círio de Nazaré, dia 11 de outubro, em Belém.

O cortejo, que terá sua 25ª edição em 2019, iniciará na Praça do Carmo e seguirá nas ruas rumo aos palácios Lauro Sodré (Museu do Estado) e Antônio Lemos (Museu de Arte de Belém).

Divulgação
 

Esse percurso foi escolhido, pois pretende resgatar a importância histórica da Cidade Velha. “Antigamente, os coordenadores chamavam de teatro de rua, mas acho que vai além disso. É cenografia, dança, maquiagem, música, circo, tudo misturado”, afirma o arquiteto e cenógrafo Tarik Coelho, coordenador do programa de extensão responsável pelo evento.

Além de espetáculo, o Auto do Círio é um programa de extensão da Universidade Federal do Pará e oferece diversas oficinas, com mais de 20 professores colaboradores. Tarik coordena o Auto do Círio desde 2015, mas já trabalha na realização do espetáculo desde 2005.

“O Auto é a minha vida. Não saio de Belém depois do mês de agosto e, desde que assumi a coordenação, isso ficou ainda mais forte”, conta o professor, que chega a coordenar quase 500 pessoas, entre elenco, segurança, maquiadores, figurinistas e direção.

Para 2019, o tema escolhido foi “Maria: mãe de todas as matas”, com Nossa Senhora representando a Amazônia e vice-versa. “No cortejo, serão retratadas entidades e encantarias do folclore paraense que são associadas à floresta”, antecipa Tarik.

“O Auto do Círio hoje, como patrimônio imaterial desde 2012, representa uma manifestação cultural importante para o Brasil. Ele tem um forte aspecto social. É uma manifestação artística na qual a comunidade também se torna artista, o que faz com que o evento ganhe uma proporção que nós não conseguimos mensurar. Nós estamos tentando intervir mais na Cidade Velha, com grupos de lá, para que o Auto e a UFPA se tornem mais próximos daquele bairro. O Auto do Círio vai para além do espetáculo”, conclui Tarik Coelho.

As inscrições para participar do cortejo estarão abertas a partir do dia 16 até o dia 27 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA. 


 


| Fernando Sette/Comus
| Fernando Sette/Comus

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS


Patrocinadores